Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Especialista revela truque simples para comer batata sem culpa e ainda aproveitar os benefícios | Foto: Reprodução/Freepik
Você já pensou em comer mais batatas e, ainda assim, conseguir manter o peso? A ideia parece contraintuitiva para muitos, mas uma especialista em nutrição revela que isso é totalmente possível.
Continua depois da publicidade
Em um vídeo que viralizou no TikTok, a bioquímica e bióloga molecular Ariadna Subasic explica um método que muda completamente a forma como enxergamos esse tubérculo.
A batata, frequentemente vista como uma vilã por ser rica em carboidratos, não precisa ser banida da sua dieta.
Segundo a especialista, o segredo não está em evitar o alimento, mas sim em consumi-lo de uma maneira inteligente, alterando a sua estrutura molecular para garantir que ele se torne um grande aliado da sua saúde. A técnica é simples e pode ser aplicada na sua própria cozinha.
Continua depois da publicidade
"A batata é composta principalmente de amido, um polissacarídeo formado por muitas moléculas de glicose ligadas entre si", explica a especialista.
O truque para comer o tubérculo sem se preocupar com os picos de glicose é alterar a estrutura desse amido. A técnica, conhecida como retrogradação, é mais fácil do que parece.
@arisubasic Sabies que una patata bullida i refredada pot convertir-se en un aliment prebiòtic? El truc està en la retrogradació del midó: quan la deixes refredar, una part del midó es fa resistent a la digestió, cosa que redueix l’índex glucèmic, sacia més i alimenta la teva microbiota. Els teus bacteris l’aprofiten al còlon i produeixen compostos com el butirat, que tenen beneficis digestius, metabòlics i antiinflamatoris. #microbiota #prebiotics #glucosa #bioquimica #patata #catala #tiktokcatala
Continua depois da publicidade
A bióloga molecular detalha o passo a passo: "Depois de ferver a batata, colocamos na geladeira e deixamos esfriar".
Esse processo faz com que o amido da batata se torne mais compacto e cristalino. Com a mudança, o amido se torna resistente à digestão e não se decompõe no intestino delgado, evitando picos de glicose no sangue.
O resfriamento da batata traz vários efeitos positivos. O novo amido "não causará tantos picos de glicose", é "mais saciante e atua como um prebiótico", afirma a bióloga.
Continua depois da publicidade
Por não ser digerido, ele chega ao cólon, onde a maioria das bactérias intestinais vive. Ali, elas o fermentam e geram "ácidos graxos de cadeia curta, que protegem o intestino e também têm efeitos anti-inflamatórios".
"Você sabe: cozinhe a batata e deixe esfriar", conclui a especialista. A boa notícia é que, mesmo depois de resfriada, a batata pode ser reaquecida para consumo sem perder essas propriedades.
O mesmo truque funciona com outros alimentos ricos em amido, como arroz, macarrão ou batata-doce.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade