Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Vitamina C é grande aliada para quem luta contra a queda de cabelo, segundo especialistas | Foto: Reprodução/Freepik
Quando o assunto é queda de cabelo, muitos associam a questões hormonais, estresse e genética, o que faz bastante sentido. Porém, por trás de casos de fios ralos, frágeis e de quedas constantes a resposta pode ser a falta de vitamina C, ignorada na maioria dos exames de rotina.
Continua depois da publicidade
Famosa por sua eficiência no sistema imunológico, a vitamina C também desempenha funções essenciais no couro cabeludo. Em caso de baixo nível no organismo, mesmo que não apresente sintomas clássicos como gengivas sangrando ou manchas na pele, pode atrapalhar o ciclo de crescimento capilar, principalmente em pessoas que já tem predisposição genética ou deficiência de ferro.
"O que pouca gente sabe é que a vitamina C está envolvida em processos vitais para o cabelo. Sem ela, o ferro não é absorvido corretamente, o colágeno se degrada mais rápido e os folículos capilares se tornam vulneráveis ao estresse oxidativo", explica, ao portal Terra, Dr. Marcos Mendes, especialista em queda de cabelo e transplantes.
A resposta para tal pergunta está na bioquímica do corpo. A vitamina C atua de diversas formas que podem afetar a saúde capilar:
Continua depois da publicidade
Diferentemente do escorbuto (deficiência grave e rara da vitamina), a deficiência leve e crônica é mais comum do que possamos imaginar. Mas quase sempre passa despercebida.
Pessoas com dietas pobres em frutas e vegetais, fumantes, com distúrbios intestinais, uso crônico de medicamentos, ou até mesmo atletas de alto desempenho, podem apresentar baixos níveis de vitamina C no organismo, mesmo com exames aparentemente normais. E nesses casos, o cabelo se torna um dos primeiros sinais visíveis do desequilíbrio.
A boa notícia é que a vitamina C é facilmente encontrada em alimentos naturais como: laranja, acerola, kiwi, goiaba, morango, limão, caju. Ou em vegetais como pimentão, brócolis e couve (quando consumidos crus).
Continua depois da publicidade
Entretanto, pacientes com queda de cabelo constante ou em tratamento para aumentar os níveis de ferro no corpo, a suplementação é indicada.
"Quando identificamos uma deficiência ou uma demanda aumentada, a suplementação é uma aliada. Mas é importante lembrar que o excesso também pode causar problemas, como distúrbios gastrointestinais. Por isso, o ideal é sempre avaliar com um especialista", lembra o Dr. Marcos Mendes.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade