Localizado em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, o Parque Caminhos do Mar abriga uma trilha encantadora | Divulgação/Prefeitura de Cubatão
Para aproveitar o tempo livre e ter contato com a natureza, a escolha por fazer trilhas é sempre bem vista. Em São Paulo, inclusive, há diversas opções para isso. A Gazeta separou oito trilhas em territórios paulistas para fazer em São Paulo. Confira abaixo.
Trilha Caminhos do Mar: Próximo da Capital, o Parque Estadual da Serra do Mar organiza trilhas interessantes para quem deseja aproveitar a natureza. Uma delas é a Trilha Cachoeira da Torre, que possui cerca de nove quilômetros de extensão, e tem duração média de seis horas. Endereço: Endereços: Caminho do Mar, Km 42 Alto da Serra São Bernardo do Campo | Estrada Caminho do Mar, Km 50 Cruzeiro Quinhentista Cubatão - (Reprodução/Facebook/Trilha Caminhos do Mar)
Trilha da Cachoeira Núcleo Engordador - A Trilha da Cachoeira, no Núcleo Engordador, ainda em São Paulo. Com duração aproximada de 1h30, a trilha é autoguiada. O trajeto reveza entre subidas e descidas e passa por muitas árvores, riachos e três quedas d'água. Endereço: Av. Cel. Sezefredo Fagundes, 19100 - Jardim Cachoeira, São Paulo - (Reprodução/YouTube)
Trilha do Silêncio - O nome da trilha se deve à presença de uma vasta vegetação que abafa a maior parte dos ruídos produzidos pelas rodovias que cercam o parque do Jaraguá. Uma opção tranquila e que vale a pena ser aproveitada sozinho ou em família. Endereço: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 Vila Chica Luiza - (Reprodução/YouTube)
Trilha da Nascente - Dentro do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, no Jardim Botânico, a Trilha da Nascente é uma opção perfeita para um trajeto leve e aconchegante, por meio de um percurso de 720 metros entre ida e volta. Ao chegar no fim do trajeto, é possível a visitar a nascente do rio Ipiranga. Endereço: Avenida Miguel Estefano, 3031 Água Funda - (Reprodução/YouTube)
Trilha da Vida - Localizada na região da represa de Guarapiranga, a Trilha da Vida tem um diferencial muito importante: o trajeto é feito com os olhos vendados. A experiência única potencializa o contato com a natureza e dá um ar a mais de adrenalina. Endereço: Estrada da Riviera, 3286 Jardim Riviera - (Reprodução/YouTube)
Trilha da Pedra Grande - Na zona norte da Capital, dentro do Parque Estadual da Cantareira, há mais uma trilha que deve interessante os amantes deste tipo de hobbie, especialmente para quem ama ficar mais próximo da natureza. Endereço: Rua do Horto, 1799 Horto Florestal - (Reprodução/YouTube)
Cachoeira do Sagui - No extremo sul da Capital, ela está localizada dentro da Fazenda Maravilha, uma propriedade particular que é área de preservação ambiental, é um local de fácil acesso. Para chegar até lá, é necessário fazer uma trilha, que tem um trajeto tranquilo, mas, agradável para os interessados. Endereço: Estrada Engenheiro Marsilac (partindo do bairro de Parelheiros, basta seguir pela estrada) - (Reprodução/YouTube)
Trilha do Pai Zé - Fechando a lista e com grau de dificuldade considerado mais elevado e com 3.600 metros de trajeto, considerando ida e volta, a Trilha do Pai Zé demanda 2h30 para todo o percurso em meio à mata fechada. Localizada no Pico do Jaraguá, a trilha proporciona uma vista incrível. Endereço: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 Vila Chica Luiza - (Reprodução/YouTube)

