Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Neste município, há um espetáculo natural que transforma uma de suas quedas d'água em escultura de gelo ao ar livre | Divulgação/Prefeitura de Urupema
Localizado em meio às montanhas da Serra Catarinense, no sul do Brasil, a cidade de Urupema é conhecida como uma das cidades mais frias do País. Com cenário e clima europeu, o local guarda um fenômeno natural exclusivo em todo o planeta Terra.
Continua depois da publicidade
Neste município, há um espetáculo natural que transforma uma de suas quedas d'água em escultura de gelo ao ar livre.
São raros os lugares do mundo capazes de oferecer essas condições, mas só esta cidade catarinense proporciona este cenário com as condições climáticas e geográficas apresentadas.
Este fenômeno ocorre no ponto mais alto da cidade: no topo do Morro das Torres. Lá, uma cascata de duas quedas d'água fica completamente congelada nos dias mais gelados do inverno.
Continua depois da publicidade
Essa condição ocorre quando a região registra temperaturas abaixo de zero por vários dias consecutivos. Isso faz com que a água, até então em movimento, seja congelada e se transforme em uma paisagem única como um mosaico de cristais.
Este efeito impressiona quem tem a oportunidade de ver, seja de perto ou de longe. Trata-se de um local em pleno território brasileiro, em que uma cachoeira vira gelo. O fato é tão incrível que, além de encantar os turistas, chega a intrigar cientistas.
Por conta da altitude de mais de 1.300 metros e das correntes de ar polar que frequentemente atingem a região, o congelamento ocorre, contribuindo para que Urupema seja uma das cidades com a menor temperatura do Brasil, registrando até menos de -6°C.
Continua depois da publicidade
Além do fenômeno da cascata congelada, a cidade de Urupema possui muitos outros atrativos que atraem visitantes durante todo o ano.
Com uma natureza exuberante, as araucárias centenárias moldam o horizonte, e opções variadas de trilhas pelas montanhas passam por riachos e cachoeiras encantadores.
Para os amantes de aves, durante março a junho ocorre a migração dos papagaios-charão, que tomam conta do céu dando cor e movimento para a cidade em busca dos pinhões da floresta local.
Continua depois da publicidade
Os amantes de frio ainda podem aproveitar outros pontos isolados e inesquecíveis de um local extremamente gelado, em que até a água se torna arte natural, desafiando a resistência e o movimento humano.
A culinária local também merece ser apreciada, com pratos típicos da serra. Para quem deseja ficar por mais tempo, há opções de pousadas acolhedoras.
Conhecida como "capital catarinense da truta", a cidade tem um rio repleto de peixes da espécie há mais de 15 anos.
Continua depois da publicidade
A qualidade de vida também é destaque, com o programa municipal de desenvolvimento sustentável e organização comunitária sendo agraciado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com um diploma de honra ao mérito.
Os destaques são o saneamento básico, instalado em quase 100% dos domicílios, inclusive na zona rural, e o esforço pelo uso racional de agrotóxicos. A prática de agricultura orgânica também vem crescendo na cidade.
Outra curiosidade é que Urupema possui a maior altitude média do estado de Santa Catarina – 1.425 metros -, o que assegura grande frequência de geadas (mais de 50 ocorrências por ano, em média) e neve no inverno (cinco vezes por ano, em média).
Continua depois da publicidade
Urupema fica no estado de Santa Catarina, a cerca de 200 quilômetros da capital Florianópolis. O acesso principal até a cidade é feito por rodovias asfaltadas. Conforme o trajeto avança, é notável a mudança da vegetação e do clima.
Para quem mora longe, a alternativa mais próximo é o Aeroporto Regional do Planalto Serrano, em Lages. Voos até Florianópolis são mais frequentes e também são opções.
Para quem vem de longe, o Aeroporto Regional do Planalto Serrano, em Lages, é a alternativa mais próxima, embora os voos até Florianópolis sejam mais frequentes.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade