A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 09 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

Coma pizza sem peso na consciência: nutricionista ensina o segredo

Especialista indica molhos frescos e substituição de ultraprocessados para comemorar a data sem culpa

Leonardo Siqueira

09/07/2025 às 13:58

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
A pizza foi eleita o alimento mais fotografado do mundo pela empresa de comunicação Klaus Davi

A pizza foi eleita o alimento mais fotografado do mundo pela empresa de comunicação Klaus Davi | Imagem gerada por IA

Comemorado em 10 de julho, o Dia da Pizza convida os brasileiros a celebrarem uma das receitas mais populares do mundo - sem deixar a saúde de lado! 

Continua depois da publicidade

Com receitas que vão além do fast food, as pizzas podem contemplar todas as dietas, desde que com responsabilidade. 

Versão natural e saborosa

Paloma Popov, professora de Nutrição do Centro Universitário de Brasília (CEUB) revela como preparar uma pizza saborosa e nutritiva. Pensando na substituição de ingredientes ultraprocessados por versões naturais.


 A origem da pizza no Brasil converge com a imigração italiana no início do século XX. Desde então, o prato foi adaptado ao gosto nacional e hoje figura entre os mais consumidos em encontros familiares. 

Continua depois da publicidade

A nutricionista defende o caráter afetivo da pizza com preparação mais leve e equilibrada. Segundo Popov, a atenção ao tipo de ingrediente impacta tanto no sabor quanto no valor nutricional da pizza:
 
“Preparar um molho caseiro, à base de tomates frescos e ervas naturais, como manjericão e orégano, é uma forma simples de evitar conservantes, corantes e excesso de sódio presentes em produtos industrializados”. 

Outra recomendação está na escolha da massa: as versões integrais ou de fermentação natural fornecem fibras e promovem melhor digestibilidade. 

“A fermentação natural, por exemplo, reduz a carga glicêmica da refeição e contribui para uma alimentação mais equilibrada”, explica Popov.

Pizzas leves e nutritivas

No lugar de ingredientes ultraprocessados, como calabresa, presunto e pepperoni, a docente do CEUB recomenda vegetais, proteínas magras e queijos com menor teor de gordura. 

Continua depois da publicidade

“Espinafre, rúcula, tomate, abobrinha, pimentão e berinjela são vegetais que combinam com a pizza e oferecem fibras, vitaminas e minerais. Já a ricota, minas frescal e muçarela de búfala são boas alternativas aos queijos mais gordurosos”.
 
A receita também pode ser adaptada para diferentes perfis alimentares: o tofu, por exemplo, pode substituir o queijo em versões veganas. 

Combinado com legumes grelhados e temperos naturais, ele compõe uma pizza rica em sabor e nutrientes.

“Há muitas possibilidades criativas para quem busca uma alimentação mais consciente, sem abrir mão do prazer de comer bem”.
 
A nutricionista do CEUB ressalta ainda que o consumo equilibrado é essencial, independentemente da composição da pizza. 

“A pizza está culturalmente associada a momentos de convívio e celebração. O mais importante é ter atenção à quantidade, comer com moderação e saborear a refeição com prazer e consciência”.
 

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados