Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A conta de luz é um grande peso no fim do mês | Marcello Casal JR/Agência Brasil
Pagar a conta de luz no final pode ser difícil para muitas famílias brasileiras. Segundo dados de 2024 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o gasto médio com energia por casa é de R$ 100 a R$ 200, o que corresponde a cerca de 15% do salário mínimo.
Continua depois da publicidade
Em períodos de bandeira vermelha, quando o preço da energia sobe, o gasto pode chegar a representar 20% do salário mínimo, segundo o E-Investidor, do Estadão. O que muitos não sabem é que existe um segredo que pode diminuir o valor da conta em até 50%.
Alguns dispositivos pequenos, que parecem nem gastar energia, podem ser os grandes vilões da conta de luz. Veja como pequenas mudanças podem deixar a conta muito mais leve no final do mês.
Segundo o E-Investidor, o famoso “consumo fantasma” é o maior problema da conta de luz. Também conhecido como Standby, ele é caracterizado por aparelhos que ficam ligados na tomada consumindo energia mesmo quando não estão sendo usados.
Continua depois da publicidade
A dica mais simples, mas que nem todos seguem, é desligar os aparelhos da tomada assim que terminar o uso. Fazendo isso, pequenos gastos de energia são economizados, o que gera grande diferença no final do mês.
Às vezes é difícil encontrar de onde vem o consumo fantasma. Alguns dos aparelhos que muitos esquecem ligados são:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade