Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Não precisa excluir o doce da sua alimentação | Freepik
Em busca do controle da glicemia, diabéticos têm o hábito de evitar as sobremesas. Porém, essa regra tem suas exceções, se consumidos com controle. Quem tem diabetes precisa de uma alimentação bem planejada.
Continua depois da publicidade
A característica principal dessa síndrome são problemas na ação ou na produção do hormônio insulina, que faz com que o corpo não transporte corretamente a glicose para as células, segundo o portal Metrópoles.
“As pessoas com diabetes podem comer de tudo, desde que em quantidade correta e horário correto. A alimentação precisa apenas ser saudável, como deveria ser a alimentação de todas as pessoas”, afirma a nutricionista Cynara Oliveira, do Hospital Santa Lúcia, de Brasília.
As frutas são boas opções para substituir os doces, pois elas acrescentam fibras à dieta. Mas o chocolate também é uma opção indicada pelos especialistas. Veja 5 alimentos recomendados que também cumprem essa função.
Continua depois da publicidade
“O chocolate amargo é uma ótima opção para matar a vontade de comer doces. Entretanto, o paciente precisa tomar cuidado para não ser enganado, deve sempre estar atento à lista de ingredientes. O cacau precisa ser o primeiro ingrediente da lista”, alerta a nutricionista Thayanne Neiva, da clínica Tivolly, de Brasília.
Precisa ser composto de pelo menos 70% de cacau, que é fonte de triptofano, aminoácido precursor de neurotransmissores responsáveis por regular o apetite. Consulte um nutricionista para que a quantidade limite seja estabelecida dentro do cardápio.
Frutas como mamão, morango, abacate e abacaxi têm baixo índice glicêmico, são as melhores para as pessoas com diabetes. Já a banana deve ser consumida acompanhada de fibras ou proteínas, pois possui alto índice glicêmico.
Continua depois da publicidade
“Recomendo comer esse tipo de fruta com alguma fonte de fibra, como aveia e chia, ou de proteína, como queijo, iogurte e castanhas. Assim, a absorção do açúcar torna-se mais lenta”, destaca Cynara Oliveira.
Sorvete industrializado costuma ser rico em gorduras e açúcar. Fazê-lo em casa, com frutas, iogurte natural congelado e substituir o açúcar, é uma versão mais saudável.
Seguindo a dica do sorvete, um picolé de frutas sem açúcar também é uma opção de sobremesa. Pessoas com diabetes devem optar por frutas de menor índice glicêmico, como morango, cereja e kiwi. Uma boa dica é usar as cascas no preparo, recomenda as especialistas.
Continua depois da publicidade
É uma ótima opção de sobremesa. apesar da fruta de tamanho médio ter 17 gramas de açúcar, uma fruta bastante doce, ela possui baixa carga e índice glicêmico, se tornando uma boa escolha.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade