Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Suco de limão e gengibre possui mais beneficios além de ajudar na perda de peso | Foto: Reprodução/Freepik
Beber água com limão e gengibre está se tornando uma prática popular, principalmente entre aqueles que buscam emagrecer. Essa combinação conquistou o coração de muitas pessoas devido aos seus potenciais benéficos tanto para o metabolismo quanto para a digestão.
Continua depois da publicidade
Os dois ingredientes juntos, além de proporcionar uma sensação refrescante devido ao seu sabor, também possuem muitos benefícios à saúde:
O limão, uma fruta cítrica, é rico em vitamina C e é conhecido por suas propriedades antioxidantes. Além de ser rico em minerais como cálcio, ferro, fósforo, cobre e magnésio.
Ele não só fortalece o sistema imunológico, como também promove um ambiente alcalino no corpo, o que pode ajudar a combater a inflamação.
Continua depois da publicidade
O ácido cítrico presente no limão pode ajudar no processo de digestão e aumentar a produção de bile – essencial na absorção de nutrientes e na quebra de gordura. Esses fatores são essenciais para quem deseja perder peso, pois uma digestão eficiente ajuda no processo de emagrecimento.
O gengibre, por sua vez, é uma raiz especial que consolidou sua boa reputação no meio da saúde e bem-estar. Rico em potássio, zinco, manganês e selênio, possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, aliado a poucas calorias (80 kcal a cada 100 gramas).
Graças a seus ingredientes ativos, o gengibre pode aumentar a temperatura corporal, promovendo assim a termogênese, o processo no qual o corpo queima calorias para produzir calor. Além disso, pode ajudar a reduzir a fome, facilitando a resistência à tentação e à manutenção de uma dieta controlada.
Continua depois da publicidade
É interessante observar a sinergia que o limão e o gengibre possuem. Quando esses dois ingredientes se juntam em um alimento – ou em uma bebida, como é neste caso – eles podem potencializar seus benefícios à saúde.
Um estudo demonstrou que beber água morna com limão e gengibre pela manhã ajuda a acelerar o metabolismo e fornecer impulsos de energia. Além de promover mais eficiência na digestão, pode contribuir para uma sensação de saciedade mais prolongada, reduzindo a ingestão total de calorias ao longo do dia.
O gengibre é um alimento considerado seguro para o consumo, mas, em excesso, pode causar refluxo, irritação bucal e diarreia. Não é recomendado que o seu consumo ultrapasse 4g por dia ou 1g diária por mulheres grávidas.
Continua depois da publicidade
Pessoas com hipertireoidismo, que usam anticoagulantes ou têm hipertensão, devem evitá-lo, pois pode agravar esses problemas.
O limão deve ser evitado por quem tem gastrite ou refluxo gástrico devido à sua acidez, que pode piorar os sintomas. Também pode causar ardência em pessoas com aftas e, em raros casos, algumas pessoas podem ter sensibilidade ao ácido cítrico, resultando em dores de cabeça.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade