A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 19 Agosto 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

Idosos sem apetite: veja o que pode estar por trás da perda de fome na terceira idade

Entenda os motivos da falta de prazer na alimentação e ajude seu idoso a recuperar essa prática

Lohe Duarte

04/07/2025 às 05:48

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Paladar dos idosos interfere na falta de apetite

Paladar dos idosos interfere na falta de apetite | Imagem gerada por IA

Muitos idosos enfrentam dificuldades durante as refeições ou simplesmente recusam-se a comer devido à falta de desejo. Identificar as razões por trás dessa recusa alimentar é o primeiro passo para estimular o apetite e promover uma melhor saúde.

Continua depois da publicidade

A perda de apetite é uma realidade frequente na vida dos mais velhos. O envelhecimento natural traz consigo muitas alterações fisiológicas e nos estilos de vida, que, de fato, podem causar uma diminuição do apetite. Por outro lado, é importante entender esses motivos para encontrar as melhores soluções.

Por que o apetite diminui na velhice?

Há vários fatores relacionados especificamente à idade que contribuem para isso, como uma taxa metabólica mais baixa e menos atividade física, diminuindo a necessidade calórica diária.

De acordo com o portal Novo Cuidar, os sentidos do olfato e do paladar se alteram com o tempo, tornando os alimentos menos apetitosos. Além disso, ocorre uma perda gradual de papilas gustativas e as mudanças hormonais também podem alterar os sinais de fome para o cérebro, o que causa menos apetite.

Continua depois da publicidade

Outro fator que pode levar à perda do apetite nessa idade são questões de saúde subjacentes, como depressão, demência ou efeitos colaterais de medicações. 

Boca seca ou um sabor metálico, comuns em alguns tratamentos - antidepressivos, broncodilatadores, medicações para tratamento de Parkinson, colesterol e para arritmias cardíacas - alteram o gosto da comida, impactando diretamente na fome.

Estratégias simples para estimular o apetite

  1. Priorizar a qualidade dos alimentos ao invés da quantidade: aumentar a densidade de nutrientes das refeições, sem focar em grandes porções. Alimentos como abacates, azeite e manteiga de amendoim são ricos em calorias e nutrientes saudáveis.
  2. Incentivar refeições em que os idosos possam socializar: refeições com amigos ou familiares podem tornar o momento de comer mais atraente, já que eles costumam sentir-se sozinhos. A solidão pode intensificar a falta de apetite. 
  3. Estabelecer um horário regular para as refeições: ajuda o corpo a se preparar para comer e torna-se um hábito.
  4. Exercício físico regular: a movimentação do corpo aumenta o gasto de energia, o que pode impulsionar a necessidade de "combustível" do corpo e o apetite.

Quando buscar ajuda profissional?

Se a perda de apetite for súbita, persistente, ou levar à perda de peso inexplicável, é fundamental consultar um médico. O profissional pode investigar as causas e verificar se existem problemas de saúde sérios ou efeitos de medicamentos, e orientar o tratamento adequado.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados