Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Paladar dos idosos interfere na falta de apetite | Imagem gerada por IA
Muitos idosos enfrentam dificuldades durante as refeições ou simplesmente recusam-se a comer devido à falta de desejo. Identificar as razões por trás dessa recusa alimentar é o primeiro passo para estimular o apetite e promover uma melhor saúde.
Continua depois da publicidade
A perda de apetite é uma realidade frequente na vida dos mais velhos. O envelhecimento natural traz consigo muitas alterações fisiológicas e nos estilos de vida, que, de fato, podem causar uma diminuição do apetite. Por outro lado, é importante entender esses motivos para encontrar as melhores soluções.
Há vários fatores relacionados especificamente à idade que contribuem para isso, como uma taxa metabólica mais baixa e menos atividade física, diminuindo a necessidade calórica diária.
De acordo com o portal Novo Cuidar, os sentidos do olfato e do paladar se alteram com o tempo, tornando os alimentos menos apetitosos. Além disso, ocorre uma perda gradual de papilas gustativas e as mudanças hormonais também podem alterar os sinais de fome para o cérebro, o que causa menos apetite.
Continua depois da publicidade
Outro fator que pode levar à perda do apetite nessa idade são questões de saúde subjacentes, como depressão, demência ou efeitos colaterais de medicações.
Boca seca ou um sabor metálico, comuns em alguns tratamentos - antidepressivos, broncodilatadores, medicações para tratamento de Parkinson, colesterol e para arritmias cardíacas - alteram o gosto da comida, impactando diretamente na fome.
Se a perda de apetite for súbita, persistente, ou levar à perda de peso inexplicável, é fundamental consultar um médico. O profissional pode investigar as causas e verificar se existem problemas de saúde sérios ou efeitos de medicamentos, e orientar o tratamento adequado.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade