A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 15 Novembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

Invasão da Terra? Cometa 3I/Atlas volta a preocupar cientistas

Objeto não se desintegrou quando passou pelo Sol

Jenny Perossi

14/11/2025 às 18:25  atualizado em 14/11/2025 às 20:12

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O cometa é o terceiro detectado vindo de fora do Sistema Solar

O cometa é o terceiro detectado vindo de fora do Sistema Solar | Imagem: International Gemini Observatory

O Cometa 3I/Atlas, terceiro objeto espacial detectado por nós vindo de fora do Sistema Solar, continua deixando cientistas de cabelo em pé. Depois de passar pelo seu periélio, ou seja, momento mais próximo, o cometa não se desintegrou como esperado.

Continua depois da publicidade

Tragetória do cometa no céu ao longo dos dias. Imagem: International Gemini Observatory
Tragetória do cometa no céu ao longo dos dias. Imagem: International Gemini Observatory
O cometa é o terceiro detectado vindo de fora do Sistema Solar. Imagem: International Gemini Observatory
O cometa é o terceiro detectado vindo de fora do Sistema Solar. Imagem: International Gemini Observatory
O cometa desperta tanta curiosidade e atenção da mídia por ser raro.Imagem: ESA/Hubble
O cometa desperta tanta curiosidade e atenção da mídia por ser raro.Imagem: ESA/Hubble
O cometa vai passar bem longe da Terra. Imagem: CSS, D. Rankin
O cometa vai passar bem longe da Terra. Imagem: CSS, D. Rankin

O objeto já havia sido incluído em uma lista de observação da Nasa depois de exibir comportamentos estranhos para um cometa, e o cientista Avi Loeb chegou a sugerir que o objeto se tratava de uma nave alienígena depois de observar seu peso.

Qual perigo o 3I/Atlas representa para nós? Será que o planeta Terra será invadido por uma raça super inteligente de alienígenas malvados, como nos filmes de ficção científica?

Saber a trajetória

A resposta curta para a pergunta anterior é não. Conforme explica Aster Santana, mestrande do Instituto de Física de São Carlos da USP, a trajetória do cometa já é bastante estudada pela comunidade científica, que observa a progressão do Atlas há meses:

Continua depois da publicidade

“Ele não representa de forma alguma um risco para a gente porque a gente conhece a trajetória dele. A ciência conhece muito bem a mecânica orbital, a gente entende há séculos”.

A trajetória e a velocidade de todos os objetos do Sistema Solar é definida pela força da gravidade, e a gravidade dos planetas e do Sol já é “carne de vaca” para o campo da astronomia. O cometa não é exceção:

“Ele não vai passar nem perto da Terra, provavelmente não vai nem ser suficiente para ser visível ao olho. Quem dirá ter qualquer risco de colisão”, expõe ê especialista. “Ele tá inclusive rápido demais para sequer continuar no nosso sistema solar”, confirma.

Continua depois da publicidade

O 3I/Atlas se move a uma velocidade altíssima, 61 km/s segundo medições da Nasa, o que supera muito a velocidade de cerca de 40 km/s necessária para escapar do Sistema Solar. A menor distância que terá da Terra será de cerca de 270 milhões de quilômetros.

Por que tanta especulação? 

Segundo ê mestrande, o cometa desperta tanta curiosidade e atenção da mídia por ser apenas o terceiro objeto interestelar que detectamos passando pelo nosso sistema. 

“Ele é interessante porque vem de fora. Não tem muitos objetos registrados assim, e a gente está começando a ver mais por causa das nossas capacidades melhores de observação hoje em dia”, afirma elu. Como é raro, vários de seus comportamentos parecem incomuns por não possuírem precedentes científicos.

Continua depois da publicidade

Mas Aster Santana é bastante enfátique: “Ele não é um risco porque ele está rápido demais e a gente conhece a trajetória dele. O 3I/Atlas  não está vindo em direção a Terra”.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados