Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Uma jornada de cinco dias cruzando florestas, cidades e montanhas: conheça a viagem mais longa de ônibus | Imagem gerada por IA
Pouca gente imagina, mas a viagem de ônibus mais longa do mundo começa no Brasil. A rota é operada pela empresa Trans Acreana e parte do Rio de Janeiro com destino final em Lima, capital do Peru.
Continua depois da publicidade
O trajeto tem cerca de 6 mil quilômetros, leva cinco dias e corta mais de 30 cidades, incluindo São Paulo, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho e Rio Branco, segundo o portal iG Turismo.
Ao longo do caminho, os passageiros atravessam regiões da floresta amazônica e encaram os desafios das estradas nos Andes peruanos, com altitudes que ultrapassam os 3 mil metros. Essa mudança constante de cenário transforma a rota em uma experiência sul-americana.
De acordo com o iG Turismo, o percurso inclui paradas estratégicas que permitem embarques e desembarques em diferentes estados brasileiros. Além de integrar regiões distantes, a viagem oferece uma visão rara da América do Sul sob uma nova perspectiva, a janela de um ônibus.
Continua depois da publicidade
Os veículos de dois andares oferecem poltronas semi-leito, banheiros, Wi-Fi, pontos USB e cortinas de privacidade, a estrutura dos ônibus deixa a viagem um pouco menos cansativa. Há ainda paradas programadas para refeições e banho, o que permite maior comodidade ao longo do trajeto.
Mesmo com o conforto, os passageiros devem estar preparados para os desafios naturais da rota. A altitude elevada também pode provocar enjoos e tonturas em quem não está acostumado.
As estradas sinuosas dos Andes exigem atenção redobrada: os motoristas se revezam a cada quatro horas e usam constantemente a buzina para evitar colisões em curvas fechadas e mal sinalizadas.
Continua depois da publicidade
Apesar disso, muitos viajantes optam pela experiência por conta da possibilidade de levar até 50 kg de bagagem, já que no transporte aéreo as franquias costumam ser mais limitadas.
A rota foi oficialmente reconhecida pelo Guinness Book em 2016 como a mais longa linha de ônibus do mundo em operação contínua. Antes dela, outras viagens ainda maiores foram realizadas, como a Rio-Bogotá, mas nenhuma entrou oficialmente para o livro dos recordes.
Atualmente, a linha Rio-Lima tem saídas quinzenais, sempre às quintas-feiras. A chegada está prevista para a terça-feira seguinte. Ainda segundo o iG Turismo, uma passagem saindo de São Paulo no dia 10 de julho de 2025 custa R$ 1.300, sem taxas.
Continua depois da publicidade
A Trans Acreana estuda aumentar a frequência para viagens semanais, diante da procura crescente e do interesse pela rota.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade