A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 31 Outubro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

Metanol: o que fazer caso tenha suspeita de intoxicação

O Ministério da Saúde recomenda que um médico seja consultado quanto antes

Leonardo Siqueira

30/10/2025 às 13:44

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Em 2025, o Brasil registrou inúmeros casos de intoxicação por metanol

Em 2025, o Brasil registrou inúmeros casos de intoxicação por metanol | Freepik

Devido ao aumento de casos de intoxicação por metanol no Brasil, o Ministério da Saúde indicou o que deve ser feito caso alguém tenha tomado bebida adulterada. Ao ingerir esse álcool, o fígado, p cérebro e o nervo óptico podem ser atacados — pode causa cegueira. 

Continua depois da publicidade

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, chamou a atenção dos profissionais de saúde para o caso: “Nós já temos um guia para orientar os profissionais: como tratar e como diagnosticar. Além disso, também temos no Brasil o antídoto recomendado, o etanol farmacêutico”. 

Prevenção e principais sintomas 

A primeira recomendação é a prevenção. Para ir em uma festa, bar ou evento o ministério da Saúde recomenda: 

“Como ministro da Saúde e médico, posso dizer que temos três regras em relação às bebidas alcoólicas: se beber, não dirija; se beber, mantenha-se hidratado e bem alimentado, pois isso reduz os impactos de uma bebida adulterada; e, se for beber, certifique-se da segurança da origem, verificando se o lacre está intacto”, afirmou Padilha. 

Continua depois da publicidade

Ao ingerir metanol, os principais sintomas devem aparecer entre 12h a 24. A atenção precisa ser redobrada, os sintomas são semelhantes ao da ressaca. 

  • Dor abdominal
  • Visão adulterada
  • Confusão mental
  • Náusea

Ao perceber esses sinais, o paciente deve procurar atendimento médico no serviço de emergência mais próximo o mais rápido possível. Assim que chegar na unidade, a pessoa deve informar se consumiu bebida alcoólica, se ela possuía rótulo e o horário da ingestão. 

Antídoto 

Assim que o profissional de saúde reconhecer a pessoa que ingeriu metanol, ele vai ligar para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica públicos (CIATox) para fazer a notificação do caso. 

Continua depois da publicidade

Dentre os 19 estados brasileiros, existem 32 CIATox com equipes multidisciplinares compostas por médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros. 

Nos casos de confirmação de intoxicação por metanol, o Ministério da Saúde possui um antídoto: o etanol farmacêutico. Esse produto é feito em laboratório e farmácias de manipulação com grau de pureza recomendado para uso médico. 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados