Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O ingrediente do melhor chá para a saúde do intestino pode estar na sua cozinha | Freepik
Ter um intestino saudável é importante para a digestão e absorção dos nutrientes. Além disso, ele também influencia outras partes do corpo, como o sistema imunológico, o cérebro, a pele e até o coração.
Continua depois da publicidade
Isso acontece porque o intestino abriga trilhões de micro-organismos (bactérias, vírus e fungos benéficos) que ajudam a manter o equilíbrio do organismo e a proteger contra doenças.
Mas não é necessário investir em suplementos caros – algumas bebidas podem ser feitas em casa e são tão benéficas quanto essas fórmulas artificiais. Conheça, a seguir, qual é o chá favorito dos especialistas em nutrição.
Segundo a nutricionista Crystal Orozco, o chá de gengibre é ótimo para problemas digestivos, especialmente se tratando de náuseas, inchaços e dores no estômago.
Continua depois da publicidade
“Como nutricionista que sempre teve problemas intestinais, o chá de gengibre é um dos meus remédios favoritos”, disse ela, de acordo com o portal de nutrição Eating Well.
“Sempre recomendo um chá de gengibre calmante com limão e mel para ajudar a aliviar a dor e o desconforto estomacal”, revelou.
O gengibre é benéfico porque estimula as contrações dos músculos do estômago, interage com hormônios digestivos e melhora a saúde da microbiota intestinal.
Continua depois da publicidade
Além disso, ele acelera o esvaziamento gástrico ao evitar que os alimentos fiquem presos no estômago por muito tempo.
Segundo o Eating Well, a dietista Keelin Murphy também confirma as propriedades do chá da raiz: "O ingrediente bioativo [do gengibre] – o gingerol – é um poderoso antioxidante que pode ajudar a aliviar a inflamação intestinal.”
Nutricionista esportiva, ela recomenda o chá até para os seus atletas, já que os problemas intestinais induzidos por exercícios são muito comuns.
Continua depois da publicidade
Além do chá, manter hábitos simples também pode favorecer o funcionamento do intestino. Comer devagar, mastigar bem os alimentos e evitar exageros nas porções ajuda a prevenir desconfortos como azia e estufamento.
Outro ponto importante é a escolha dos alimentos. Vale priorizar frutas, verduras, legumes e fibras, além de evitar o consumo de gorduras e ultraprocessados.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade