Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Comemore o dia das mães com uma grande viagem | Artem Beliaikin / Unsplash
Nos dias das mães, não tem nada mais legal que você presentear seu maior amor com um passeio para relaxar e curtir.
Continua depois da publicidade
Há vários passeios alternativos nos arredores de São Paulo. Seja para quem ama artesanato, ama contato com a natureza, para as que amam vinho ou até para as que são mais zen.
A Gazeta separou cinco cidades próximas da Capital em que é possível aproveitar o Dia das Mães, e ainda voltar a tempo de se preparar para começar a semana. Confira a seguir:
Localizada próximo à zona oeste de São Paulo, Embu das Artes é famosa por sua feira de arte e artesanato, que acontece todos os finais de semana e feriados.
Continua depois da publicidade
São mais de 500 expositores de esculturas, porcelanas, roupas e objetos ocupam as principais ruas do centro histórico da cidade.
Além disso, é possível conhecer a viela das Lavadeiras, que é um pequeno beco com paredes coloridas por flores e grafites.
O lugar que concentra o maior número de antiquários e lojas de decoração é na rua Nossa Senhora do Rosário, localizado no centro da cidade.
Continua depois da publicidade
Local: largo Vinte e Um de Abril, centro, Embu das Artes
Horário de Funcionamento: sábado e domingo das 9h às 18h
A apenas 35 km da capital paulista, em Cotia, o Templo Zu Lai é o primeiro monastério da ordem Fo Guang Shan na América Latina.
Aos domingos, o local promove sessões guiadas de tai chi, cerimônias budistas e práticas de meditação, todas abertas ao público sem necessidade de agendamento – basta chegar com 15 minutos de antecedência.
Continua depois da publicidade
O espaço, que tem entrada gratuita, é rodeado por natureza e é ideal tanto para relaxar quanto para tirar belas fotos. Além disso, conta com um café e uma loja com itens da cultura oriental.
Local: rua Fernando Nobre, 1461, Parque Rincão, Cotia
Horário de Funcionamento: Terça a sexta, das 12h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h
Distrito pertencente a Santo André, Paranapiacaba guarda a memória dos imigrantes ingleses que chegaram ao Brasil em 1867 para construir a estrada de ferro paulista.
Continua depois da publicidade
As construções da vila, de estilo britânico, permanecem preservadas e encantam os visitantes. O destino também é procurado por quem curte trilhas, cachoeiras e atividades ao ar livre.
Uma boa pedida é começar o passeio pelo Museu Ferroviário, que ajuda a entender a origem e a importância histórica da vila.
Local: pátio Ferroviário, s/nº – Paranapiacaba, Santo André
Continua depois da publicidade
A aproximadamente 60 km da capital, São Roque é o destino ideal para quem aprecia vinhos e história. A tradição vitivinícola da cidade começou no século 17, quando seu fundador identificou o potencial da terra para o cultivo de uvas.
Hoje, a região reúne vinícolas e adegas cercadas por mata atlântica preservada, oferecendo degustações, visitas guiadas e até plantações de hortaliças e alcachofras introduzidas por imigrantes europeus. O roteiro tem início na adega Terra do Vinho.
Local: rua Dr. Durval Villaça, 300, Jardim Villaça, São Roque
Horário de Funcionamento: Aberto diariamente, das 9h30 às 18h
Continua depois da publicidade
Para mães que gostam de aventura, a Pedra Grande, em Atibaia, é uma excelente opção.
A cerca de 85 km da capital e a 1.450 metros de altitude, o local oferece uma vista impressionante e é ponto de encontro de praticantes de voo livre como asa-delta e parapente.
Há também trilhas e opções para escalada, ideais para quem busca contato com a natureza e um belo pôr do sol. O acesso se dá pela Rodovia Fernão Dias até a D. Pedro I; no km 65, siga em direção a Bom Jesus dos Perdões e Piracaia, e depois pegue a estrada de terra até o topo.
Continua depois da publicidade
Local: jardim Santa Fé, Bom Jesus dos Perdões
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade