Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Entenda o que a especialista diz com janela de ouro | Imagem: Pexels
Seja por rotina corrida, insônia ou só opção, muitas pessoas só dormem tarde da noite, às 23h ou meia-noite. Mas pesquisadores não recomendam dormir depois das 22h, pois é nesse horário que acontece a “janela do sono”.
Continua depois da publicidade
É o que afirma Marianna Magri, nutróloga famosa por dar dicas de saúde em sua página do Instagram. Segundo ela, a hora de dormir afeta tanto a saúde hormonal quanto do fígado, e alguns estudos comprovam a hipótese de Magri.
Entenda agora qual é o horário certo para dormir, qual é a “janela de ouro” e se essa regra se aplica a todo mundo.
A nutróloga começa dizendo que às 22h o corpo começa um processo hormonal para dormir. Segundo explica Colleen Lance, especialista em medicina do sono pela Faculdade de Texas, o corpo regula o sono pela liberação de hormônios.
Continua depois da publicidade
“À medida que o sol se põe, seu cérebro percebe, devido à falta de luz, que é hora de dormir, e isso desencadeia uma secreção de melatonina. É essa pequena explosão de melatonina que inicia o processo que o deixará pronto para dormir em poucas horas” afirma a doutora ao portal Cleveland Clinic.
Se expor a telas muito brilhantes após as 22h, ou jantar muito tarde, pode atrapalhar esse processo de liberação de melatonina que nos faz dormir, explica Lance. Isso, por consequência, piora nosso sono em muitos outros aspectos.
É durante o sono que nosso fígado mais trabalha! Enquanto dormimos, o órgão faz um processo de desintoxicação e metaboliza gorduras. Segundo afirma o portal Laboratório Vitória, a privação do sono pode ter consequências sérias para a saúde do fígado.
Continua depois da publicidade
“Estudos mostram que a falta de sono adequado pode levar ao acúmulo de gordura no fígado, aumentando o risco de doenças hepáticas como esteatose hepática não alcoólica” afirmou o portal.
Um estudo publicado na Revista Europeia do Coração analisou dados de mais de 100 mil pacientes para investigar a relação entre sono e saúde cardiovascular.
O estudo concluiu que pessoas que dormem após as 22h são mais propensas a desenvolver problemas cardiovasculares, principalmente mulheres. As causas não são elaboradas pelo estudo, mas podem ter relação com a falta de metabolismo de gorduras pelo fígado.
Continua depois da publicidade
Embora dormir às 22h pareça natural, e traga benefícios para o corpo, a doutora Colleen Lance explica que ter uma boa rotina de sono não é tão simples.
O mais importante, segundo especialistas, é manter uma rotina fixa de sono. Seja às 22h, 23h, mais tarde ou mais cedo do que esse intervalo, dormir e acordar sempre na mesma hora te ajuda a ter mais disposição. A explicação está no ciclo circadiano, o nosso “relógio biológico”.
“Se sua rotina estiver desregulada, seus relógios biológicos ficarão desalinhados” afirma Lance. O essencial é ter entre sete a nove horas de sono todas as noites, mas o momento ideal para adormecer e despertar depende de pessoa para pessoa.
Continua depois da publicidade
No lugar de se concentrar nos dígitos do despertador, prefira focar em consistência. As horas de sono “têm a ver com a sua necessidade pessoal, e cada um tem uma necessidade diferente”, completa Lance.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade