A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 05 Dezembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

Supermercados são obrigados a seguir lei que privilegia os idosos

Lei 10.048/2000 estabeleceu o atendimento prioritário a grupos vulneráveis, veja quais os direitos

Leonardo Siqueira

05/12/2025 às 20:55

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Filas prioritárias também melhoram o fluxo dos supermercados

Filas prioritárias também melhoram o fluxo dos supermercados | Freepik

Em 2000, o Brasil estabeleceu a Lei 10.048, onde os supermercados e outros estabelecimentos devem dar prioridade para idosos (até então, 65 anos), pessoas com deficiência, gestantes, lactantes e pessoas com criança no colo. 

Continua depois da publicidade

Três anos depois, uma nova lei alterou a antiga, inserindo como prioridade pessoas com o espectro autista, mobilidade reduzida, obesos e doadores de sangue. Além disso, são considerados idosos pessoas a partir de 60 anos.

No caso de doadores de sangue, é necessário apresentar o comprovante de doação com validade de 120 dias. A pessoa com deficiência tem a chance de se sentir segura e à vontade em lugares que sejam mais acessíveis, independente de barreiras. 

Espaços públicos 

Os supermercados precisam ter filas prioritárias para os idosos. Em dias de lotação, esse mecanismo ajuda a diminuir o fluxo do estabelecimento, prioriza o grupo que não pode apresentar qualquer tipo de comorbidade. 

Continua depois da publicidade

Ficou estabelecido que haverá normas de construção para edifícios, logradouros e sanitários públicos para facilitar o acesso a pessoas com deficiência. Já no caso do transporte coletivo, assentos prioritários devem estar identificados. 

“As empresas públicas de transporte e as concessionárias de transporte coletivo reservarão assentos, devidamente identificados, às pessoas com deficiência, às pessoas com transtorno do espectro autista, às pessoas idosas, às gestantes, às lactantes, às pessoas com criança de colo e às pessoas com mobilidade reduzida”, determina o Art. 3º da Lei 14. 626.

Em caso de não cumprimento das normas, o sujeito ou responsável pelo estabelecimento ficará sujeito as seguintes sanções. 

Continua depois da publicidade

Multas

Concessionárias de serviço público podem receber multa de R$500,00 a R$2.500,00. Já o responsável por repartição pública e Instituições financeiras, possuem legislação específica.

Caso a pessoa faça parte de algum deses grupo prioritários, é necessário apresentar um documento de comprovação que ateste a condição. Basta apresentar a carteira de identidade ou outro documento oficial que indique a condição. 

A inclusão de pessoas doadores de sangue, permite incentivar a ação no Brasil.  Segundo o texto da lei. 

Continua depois da publicidade

“Para fins de incentivo à doação regular de sangue, os doadores terão direito a atendimento prioritário, nos termos da Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000, mediante apresentação de comprovante de doação”. 
 

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados