X

SAÚDE

Dr. Bactéria dá dicas para deixar a casa sempre limpa

Da cozinha ao banheiro, biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, explica o que é certo e o que é errado na hora de limpar a casa

Gladys Magalhães

Publicado em 22/06/2024 às 11:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Roberto Figueiredo, biomédico conhecido como Dr. Bactéria / Divulgação

Como você está limpando a sua casa? Segundo o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, a maneira como as pessoas limpam a casa pode impactar diretamente na saúde e bem-estar.

As pessoas cometem alguns erros na hora de higienizar a casa. O principal é utilizar água sanitária, o que leva, inclusive, muitos a fazerem misturinhas caseiras. Essas misturinhas podem intoxicar, se você mistura água sanitária com vinagre, por exemplo, e, dependendo da substância pode até matar uma pessoa”, diz o biomédico.

Roberto alerta ainda que o uso da água sanitária na limpeza de ambientes pode resultar em dermatite de contato, dermatite nos animais, além de provocar a oxidação de partes fundamentais de equipamentos dos aparelhos. Assim, ele não indica a utilização.

A seguir, veja outras dicas do Dr. Bactéria para a limpeza da casa.

Como limpar a cozinha

Como limpar a cozinhaFoto: Prostooleh / Freepik

Segundo Roberto, ao contrário do imaginário popular, o banheiro não é o ambiente mais contaminado de uma casa. O campeão de germes e bactérias é a cozinha.

“A cozinha está todo dia recebendo alimentos, hortaliças, carnes. Tem o pet da casa que passa pela cozinha, tem muito movimento. É o local que, realmente, tem mais bactérias”, explica.

Para limpar a cozinha, o biomédico indica usar uma solução de um litro de água, uma colher de sopa de detergente e uma colher de sopa de bicarbonato.

“Pega-se dois baldes, coloca essa solução, molha-se um pano nessa solução, torce, passa no chão. Em outro balde com água limpa, a pessoa deve enxaguar o pano, torce e vai repetindo até o local estar limpo”, orienta.

O profissional lembra também que é importante trocar a esponja da pia, ao menos, uma vez por semana. Ele indica a utilização das esponjas que têm uso de prata na composição. “A prata mata bactérias, ela se auto desinfeta, assim, evita os riscos de contaminação cruzada.”

Outro item que deve ser substituído com frequência é o pano de prato. “Ele deve ser chamado de pano de mão, porque não devemos enxugar a louça com o pano. Um pano desse tem um milhão de bactérias a mais que o tampo do vaso sanitário do banheiro público!”

Conforme o Dr. Bactéria, a louça deve ser lavada e colocada no escorredor para secar, sem colocar um paninho sobre as peças.

A maneira correta de limpar o banheiro

A maneira correta de limpar o banheiroFoto: Freepik

O banheiro deve ser higienizado com a mesma solução e seguindo o mesmo passo a passo da cozinha. Porém, deve haver um pano específico para a higienização do cômodo.

O ideal é que as pessoas tenham panos coloridos. Por exemplo, você pode colocar o pano azul para o banheiro, o pano rosa para a cozinha e assim por diante. O importante é determinar um pano para cada ambiente, evitando, dessa forma, a contaminação cruzada”, diz.

Com que frequência se deve limpar a casa

Com que frequência limpar a casa Foto: DC Studio / Freepik

Assim como ocorre com o banheiro e a cozinha, quartos e salas também devem ser higienizados com panos próprios e utilizando a mesma solução de água, detergente e bicarbonato.

Para o biomédico, a limpeza da casa deve ser feita diariamente, com o objetivo de evitar o acúmulo de poeira.

“85% da poeira doméstica é formada por restos de pele humana. Isso, aliado a uma umidade acima de 70% em casa, vai servir de alimento para os ácaros, que vão produzir bolotas fecais e, assim, provocar rinite, reações alérgicas, além de serem gatilhos para a asma”, finaliza.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Automotor

Conheça o Territory: SUV médio da Ford

Com apenas nove meses no mercado, o modelo novo do Territory já tornou-se mais fácil de encontrar nas ruas brasileiras

DISPUTA NA GRANDE SP

Pré-candidato do PL em Guarulhos anuncia vice e fala em 'momento histórico'

'Um momento histórico e de mudanças aqui para a nossa cidade', afirmou Sanches ao anunciar a formação da chapa

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter