Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Eestudos mostram que mulheres ganham em média 2 a 2,5 kg em 3 anos durante a menopausa | Freepik
A menopausa é uma fase natural que marca o fim da menstruação. Ela costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos e provoca mudanças hormonais que afetam o corpo e o humor.
Continua depois da publicidade
Nesse período, é comum sentir calorões, ter alterações no sono, variações de humor e até perceber o corpo diferente, especialmente no peso.
Uma pesquisa publicada na Journal of Health Psychology, feita com 497 mulheres, revela que 69% delas relataram ganho de peso durante o período pré-menopausa até a pós-menopausa.
Já estudos disponíveis na The Menopause Society e na Seminars in reproductive medicine mostram que mulheres ganham em média 2 a 2,5 kg em 3 anos durante a menopausa.
Continua depois da publicidade
Em seu trabalho, a psicoterapeuta, enfermeira e nutricionista Laura Suojanen observa como as mulheres vivenciam os sintomas da menopausa.
De acordo com ela, o ganho de peso durante essa transição pode ocorrer devido a uma combinação de alterações hormonais e envelhecimento.
Mas mudanças comportamentais também estão relacionadas, como o cuidado dos próprios filhos ou de pais idosos.
Continua depois da publicidade
“É comum ignorar suas próprias necessidades [nesse período]. Você pode pensar no seu peso há algum tempo, mas tem sido fácil ignorar suas próprias necessidades ou você simplesmente não sabe como começar a cuidar de si mesma”, disse ela, de acordo com o portal Iltalehti.
Para combater o ganho de peso durante a menopausa, Suojanen recomenda mudanças no estilo de vida.
O primeiro passo é cuidar da alimentação, mas o sono também é essencial, já que ele interfere no seu apetite.
Continua depois da publicidade
“Quase 70% das pessoas que sofrem de sintomas da menopausa têm problemas de sono. E todos nós percebemos que quando estamos cansados, começamos a desejar doces.”
De acordo com Suojanen, fazer atividades físicas também ajuda a combater o ganho de peso, assim como praticar hobbies. Isso porque, na falta de atividades prazerosas, o cérebro pode buscar na comida uma forma de recompensa e prazer.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade