Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O estudo quer não só aumentar a vida dos idosos, mas melhorar o seu bem-estar | Freepik
As costas começam a doer no final do dia, depois os joelhos e sair da cama fica cada vez mais difícil. Com o tempo, os músculos mudam e enfraquecem, assim como os ossos. Por isso, estudo dinamarquês diz que treinamento de força é uma alternativa para os idosos.
Continua depois da publicidade
A massa muscular humana começa a diminuir antes dos 40 anos. Segundo o doutor pela Universidade de Copenhague, Casper Søndenbroe, mesmo se a pessoa começar tarde, ela ainda pode ter melhora significativa.
“Mesmo que você tenha 65 ou 70 anos. Seu corpo ainda pode se beneficiar e garantir que os músculos e nervos continuem a trabalhar em conjunto”, enfatiza para o jornal da Faculdade de Saúde e Ciências Médicas da Dinamarca.
Ao adicionar a caminhada à rotina diária, é possível ter melhorias na saúde física. Especialistas recomendam que os braços devam balançar, mas sem tensão; a cabeça precisa estar ligeiramente erguida, olhando para frente e a postura correta.
Continua depois da publicidade
Quando há movimento, o cérebro envia um sinal para algumas células da medula espinhal — chamados neurônios motores —, que transmitem a mensagem aos músculos e dizem ao corpo para se mover de uma determinada maneira.
A caminhada proporciona uma melhora na flexibilidade nas pernas, resistência à fadiga, queima de calorias, previne diabetes, reduz dores nas articulações, fortalece os ossos e reduz a tensão.
Mesmo assim, os músculos e nervos envelhecem mais rápido do que a caminhada diária pode recompor. Pesquisadores apostam no treino de força como o principal aliado para uma melhor saúde.
Continua depois da publicidade
“O estudo mostra que o treinamento com pesos pesados pode fortalecer a conexão entre os nervos da medula espinhal e os músculos”, explica Søndenbroe.
O dinamarquês ainda diz que esse exercício protege a capacidade funcional do corpo e reduz o risco de morte dos neurônios motores na medula espinhal. O que é fundamental para o bom funcionamento do corpo.
Em uma das etapas do estudo, cerca de 70 homens praticaram a musculação pesada três vezes por semana, durante quatro meses. Na metade do processo, os pesquisadores já observavam uma melhora de condicionamento físico em relação aos que não praticaram.
Continua depois da publicidade
De qualquer forma, o treinamento com pesos não pode impedir o declínio gradual do condicionamento físico, ele somente retarda o processo.
Conforme dados do Censo de 2022 do IBGE, até 2070 a maioria da população do Brasil vai estar na terceira idade — 60 anos ou mais. Por isso, o treinamento com pesos pode ganhar maior importância no futuro.
Os resultados do estudo são os primeiros do tipo. Mais pesquisas são necessárias para confirmar a conexão entre os músculos e os nervos.
Continua depois da publicidade
“Acreditamos que o treinamento com pesos pesados é uma das formas mais eficazes de condicionamento físico, independentemente se você for jovem ou velho”, afirma Søndenbroe.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade