Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Essa cidade já foi capital do Brasil por dois dias durante o período de Ditadura Civil-Militar | Divulgação
Esse município já realizou feitos históricos como a primeira universidade do Brasil e a primeira rua exclusiva para pedestres. Referência em transporte público e preservação ambiental. Além disso, as iniciativas em inovação deram destaque para essa cidade e a posicionaram como a cidade mais inteligente do mundo em 2023.
Continua depois da publicidade
Em novembro de 2023, Curitiba recebeu o prêmio de Cidade Mais Inteligente do mundo na premiação World Smart City Awards, Barcelona, Espanha, na categoria “cidades”. O prefeito na época, Rafael Greca, disse ao receber a premiação no Smart City World Expo Congress:
“A inovação é como a luz, não tem proprietários e tem de ser compartilhada, multiplicada para que possamos ter um cenário cada vez melhor da humanidade que nós desejamos”, afirmou.
Continua depois da publicidade
A cidade do Paraná implementou diversos programas de inovação tecnológica até 2023. Alguns merecem destaque, como o Fab Lab, laboratório de fabricação digital e prototipagem onde os moradores podem compartilhar conhecimento e colocá-lo em prática.
Outro programa de destaque é o Saúde 4.0, que implementou tecnologias digitais e inovação para melhorar o sistema de saúde. A cidade também é referência nesse modelo.
Para uma cidade ganhar o selo de mais inteligente do mundo, ela precisa demonstrar excelência em diversas áreas como sustentabilidade, governança, conectividade, capital humano e meio ambiente.
Continua depois da publicidade
Em homenagem ao Vale do Silício, a cidade criou um movimento para impulsionar um ecossistema de inovação curitibano chamado Vale do Pinhão. A iniciativa conta com o programa Cidade das Startups, que buscou impulsionar 604 empresas do município.
Além disso, o empreendedorismo é visto com bons olhos na capital paranaense. Ao todo, nove Espaços Empreendedor realizam 991 atendimentos diários para Microempreendedores Individuais (MEIs).
No aniversário de 330 anos da cidade, a prefeitura inaugurou a Pirâmide Solar de Curitiba. A primeira usina fotovoltaica instalada sobre um antigo aterro sanitário. Em seis meses, a operação economizou R$ 1,17 milhão para o município.
Além de energia, a capital paranaense foi pioneira na implementação da internet 5G no Brasil. Curitiba não só tem ótima internet, como também criou aplicativos para levar informação e serviço aos moradores, como o Curitiba App.
Continua depois da publicidade
Para conquistar o prêmio espanhol, a capital brasileira superou outras cidades como Sidney (Austrália), Malmö (Suécia), Murcia (Espanha), Songpa (Coreia do Sul) e Stargard Szczecinski (Polônia). O júri escolheu a cidade paranaense com unanimidade.
"Eu parabenizo Curitiba por este prestigiado prêmio de cidade mais sustentável de 2010. É uma vencedora muito sólida, com um plano holístico que integra todos os recursos estratégicos conectados com inovação e sustentabilidade futura", disse Jan Sturesson, presidente do comitê de jurados do Globe Award.
Mas nem todos concordaram com a premiação. O presidente do instituto Ideia Ambiental, Fernando Ramos, concorda que Curitiba é a cidade mais sustentável do Brasil, mas termina dizendo que ela possui outros problemas que merecem atenção.
Continua depois da publicidade
"É preciso resolver problemas urgentes, como a destinação do lixo e o tratamento de resíduos sólidos. Além disso, a preservação dos rios também é um ponto que preocupa", afirmou Ramos para o jornal Gazeta do Povo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade