Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Ramuth é responsável por criar o Método 4 Fases de emagrecimento | Freepik
O primeiro passo para eliminar aqueles quilinhos extras é cuidar da alimentação. Ela é a base de todo o método e pode ser uma grande aliada quando composta pelos ingredientes certos. Segundo uma pesquisa da YouGov, empresa líder internacional de pesquisa de mercado baseada na internet, em 2023, 48% dos adultos brasileiros estavam tentando perder peso.
Entre as mulheres, o número é de 58%, e atinge metade das que estão na faixa etária de 35 a 44. O desejo por uma vida mais saudável é cada vez mais comum.
Pensando nisso, Edson Ramuth, médico e fundador da clínica Emagrecentro, compartilha os nutrientes que:
“Favorecem o bom funcionamento do organismo, potencializam a filtragem de impurezas e ainda contribuem para uma perda de peso equilibrada”.
Continua depois da publicidade
Veja abaixo cinco opções que podem ser incluídas na alimentação e transformar a rotina:
Rica em fibras insolúveis, clorofila e compostos antioxidantes, a couve é uma aliada poderosa para quem busca limpar o organismo. Além disso, possui ação anti-inflamatória e ativa o fígado para desempenhar melhor sua função depurativa.
“Uma das formas mais práticas de consumir é na versão crua, batida com limão ou laranja, como suco verde no café da manhã ou lanche da tarde”, explica o médico.
“Além de ser rico em vitamina C e antioxidantes, o limão incentiva o sistema digestivo, ajuda a equilibrar o metabolismo e estimula a eliminação de toxinas”, continua Ramuth.
Ele detalha que a fruta pode ser consumida com água morna depois de um jejum ou como tempero em saladas e pratos principais. Isso agrega o sabor e melhora os benefícios do prato.
Continua depois da publicidade
Essa raiz funciona como termogênico natural. Eleva a temperatura corporal e acelera a queima de gordura. Pode ser usado — ralado — em chás, sopas, sucos ou até mesmo em água saborizada.
“O gengibre também possui propriedades anti-inflamatórias e pode colaborar no controle da ansiedade alimentar”, destaca Ramuth.
Essa fruta tropical é rica em bromelina, uma enzima que facilita a digestão de proteínas e possui efeito diurético.
“Ideal para combater o inchaço e melhorar o trânsito intestinal. Incluir uma fatia após o almoço ou prepará-lo em forma de suco natural com hortelã são boas formas de aproveitar seus benefícios”.
O consumo regular dessa bebida pode aumentar o gasto energético e melhorar o foco. Tomar uma xícara entre as refeições ou antes do treino pode ser uma excelente estratégia para quem busca emagrecer com saúde.
“Composto por catequinas e cafeína, o chá-verde potencializa a oxidação de gordura e apoia o equilíbrio metabólico”,
Continua depois da publicidade
Apesar dos benefícios evidentes desses alimentos, Ramuth ressalta que nenhuma opção isolada faz milagres.
“Esses ingredientes são excelentes, mas devem ser inseridos em um plano alimentar variado, acompanhado de hábitos equilibrados e, principalmente, com orientação profissional especializada”
Ele completa dizendo que buscar o acompanhamento em clínicas dedicadas à saúde e emagrecimento é fundamental para garantir um suporte personalizado, seguro e eficaz, que leve em conta as necessidades individuais e proporcione resultados duradouros.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade