A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 06 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Estilo de Vida

Comer chiclete faz bem ou mal à saúde? Descubra os efeitos segundo a ciência

Do alívio do estresse aos riscos para a mandíbula: entenda os efeitos do chiclete

Joseph Silva

06/05/2025 às 18:46  atualizado em 06/05/2025 às 18:55

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Entenda os riscos de sempre engolir chicletes

Entenda os riscos de sempre engolir chicletes | Freepik

Se você é daqueles que não vive sem um chiclete no bolso, saiba que não está sozinho. Pesquisas mostram que 62% das pessoas mascam chiclete regularmente. Mas será que esse hábito é bom? Especialistas revelam como essa prática afeta seu corpo.

Continua depois da publicidade

Uma matéria publicada no jornal norte-americano The New York Times revelou a verdade sobre este hábito que muitos cultivam.

Entenda quais os eventuais malefícios da goma de mascar para os humanos, sejam crianças ou adultos. Veja também como evitar esses males.

Os benefícios surpreendentes do chiclete

Um aliado para a saúde bucal

A mastigação estimula a produção de saliva, que protege os dentes neutralizando ácidos. "O chiclete ajuda a remover resíduos de alimentos e placa bacteriana", explica o dentista Peter Arsenault.

Continua depois da publicidade

As versões sem açúcar com xilitol são as melhores, reduzindo cáries em até 17%.

Alívio para quem sofre de azia

O aumento da salivação pode neutralizar ácidos no esôfago, diminuindo a queimação. Estudos mostram efeitos positivos, mas cuidado: em alguns casos, o hábito pode relaxar o esfíncter e piorar o refluxo.

Melhora no foco e redução do estresse

Pesquisas indicam que mascar chiclete ativa áreas do cérebro, melhorando a concentração. "É como um mecanismo para aliviar a ansiedade", compara a terapeuta Jenna Watson. Os efeitos ainda estão sendo estudados.

Continua depois da publicidade

Os riscos que você precisa conhecer

Problemas na articulação da mandíbula

Pessoas com disfunção na ATM devem evitar o excesso. "Pode causar dores, estalos e cansaço muscular", alerta Arsenault. O recomendado é mascar por no máximo 20 minutos após as refeições.

Desconfortos digestivos

Engolir ar durante a mastigação causa inchaço e gases. Adoçantes como xilitol podem ter efeito laxante, levando a cólicas. Quem tem sensibilidade deve ficar atento.

A questão dos microplásticos

Muitos chicletes contêm plásticos em sua composição. Ainda não se sabe ao certo os riscos à saúde, mas especialistas recomendam descartar corretamente para não poluir o meio ambiente.

Continua depois da publicidade

Prefira sempre chicletes sem açúcar, principalmente os com xilitol. Se tiver problemas na mandíbula ou digestivos, modere no consumo. E nunca jogue o chiclete no chão - além de anti-higiênico, prejudica o meio ambiente.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados