Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Está se sentindo muito cansado? Especialistas te ensinam a descansar | Freepik
Quem nunca teve aquele dia tão exaustivo que, ao final dele, você não conseguiu ao menos pensar em como descansar? A dúvida entre férias prolongadas ou pequenos descansos existe, mas não deveria.
Continua depois da publicidade
A escritora Evelyn Charueste destacou à rádio canadense Ohdio a necessidade visceral que temos de descansar diante rotinas exaustivas, e até mesmo os mais resistentes também são acometidos pela exaustão.
“Temos a escala das tarefas, sejam elas profissionais ou pessoais, a velocidade dos acontecimentos, a abundância de notícias, notificações e compromissos. Em suma, somos super solicitados”, explica Evelyn.
A fadiga pode se manifestar em diversos aspectos da vida. Quando ela é física, compromete o desempenho normal do corpo, como carregar um objeto ou caminhar normalmente.
Continua depois da publicidade
Já a fadiga mental pode estar relacionada ao cumprimento de tarefas comuns. Você fica mais lento, com dificuldade de concentração, sonolência e lapsos de memória, o que pode levar a erros em tarefas que exigem foco.
Quando esse cansaço perdurar entre um e seis meses, ele é considerado prolongado, caso ultrapasse esse período, ele se torna crônico. Alguns fatores específicos também causam fadiga: estímulos sensoriais excessivos, desequilíbrio emocional e situações emocionalmente desgastantes.
“Fiquei surpreso ao saber que grandes mestres do xadrez conseguem queimar 6 mil calorias por dia durante torneios. Isso é fadiga mental, é energia gasta”, explica o ator Stéphane Garneau à Ohdio .
Continua depois da publicidade
“Então, para pessoas que trabalham longas jornadas, por semanas e meses, usando sua capacidade mental, existe de fato essa necessidade de se desligar completamente”, complementou.
As férias são necessárias para sair da rotina, dormir e acordar sem horários fixos, fazer coisas que você gosta e se desligar das suas tarefas. Em entrevista ao portal UOL, a diretora do Centro Psicológico de Controle de Stress, Eliana Torrezan, alertou: “não se deve acumular férias”.
Pode até parecer uma boa ideia ter vários dias de descanso de uma vez, mas não é bem assim que funciona. É mais proveitoso ter algumas pausas de qualidade ao longo do ano todo.
Continua depois da publicidade
“Elas funcionam como uma parada para reorganizar as ideias, pensar com calma, descansar e depois enfrentar as dificuldades ou executar novos planos”, explica Torrezan.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade