Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A procura por terapias não farmacológicas que ajudem a aliviar a tensão diária tem crescido | Ryutaro Tsukata/Pexels
O Brasil é o quarto país mais estressado do mundo, de acordo com o relatório global "World Mental Health Day 2024". Fatores como trânsito, excesso de trabalho, prazos curtos e preocupações constantes fazem com que as pessoas vivam em estado de alerta.
Continua depois da publicidade
Essa reação afeta o funcionamento do organismo com impactos como irritabilidade, angústia ou tristeza, o que causa fadiga, dores musculares, descontrole alimentar, perda de apetite ou compulsão alimentar, além de doenças como hipertensão, diabetes, gastrites, síndrome do intestino irritável, etc.
Contudo, uma prática terapêutica tradicional pode te salvar e ajudar a relaxar da correria do dia a dia.
Muita gente que vivencia sintomas relacionados ao estresse já se perguntou se aquilo era normal ou já havia passado do limite. Afinal, sentir-se irritado, angustiado ou mesmo triste em determinadas situações é natural.
Continua depois da publicidade
O problema surge quando essa sensação se torna frequente, intensa e começa a prejudicar a vida cotidiana. A pessoa até consegue cumprir suas tarefas, mas as faz com dificuldade e desgaste emocional, condição que configura um sinal de alerta.
Diante desse cenário, a procura por terapias não farmacológicas que ajudem a aliviar a tensão diária tem crescido. Dentre elas, a acupuntura vem ganhando cada vez mais destaque.
A técnica faz parte da medicina tradicional chinesa e consiste na aplicação de instrumentos em forma de agulhas em pontos determinados do corpo, assim promovendo a liberação de substâncias como endorfina e serotonina e reduzindo a liberação de adrenalina e cortisol, com isso promovendo uma sensação de bem-estar.
Continua depois da publicidade
“O estresse afeta a fisiologia do organismo por tornar hiperativo o Sistema Simpático, que prepara o organismo para a luta e fuga, abrindo portas para diversas doenças", iniciou Luiz Sampaio médico psiquiatra, acupunturista e Presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).
Segundo ele a acupuntura é uma ótima saída contra o estresse e listou alguns motivos.
"A acupuntura ajuda a restabelecer o equilíbrio entre os Sistemas Simpático e Parassimpático, reduzindo os sintomas de estresse”, finalizou o Luiz Sampaio.
Continua depois da publicidade
Entre os principais ganhos relatados por pacientes estão:
O profissional reforçou que a acupuntura deve ser utilizada como parte de um plano terapêutico, sempre consequente ao diagnóstico médico.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade