Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Seres humanos são conhecidos por serem criaturas gestuais, movimentando as mãos ao falar | Liza Summer/Pexels
Uma das características humanas mais comuns na parte da comunicação é o costume de movimentar muito as mãos para gesticular junto com a fala.
Continua depois da publicidade
Mais do que um hábito, gesticular ajuda como um complemento no diálogo, contribuindo para as emoções e pensamentos.
Os seres humanos são conhecidos por serem criaturas gestuais, já há cerca de 500 milhões de anos. Psicólogos opinaram sobre o tema e explicaram alguns significados ocultos sobre a movimentação das mãos. Saiba mais abaixo.
Segundo a psicóloga evolucionista Gillian Forester, da Universidade de Londres, o comportamento de "falar com as mãos" vem das raízes da evolução humana. Dados indicam que as mãos e a boca humana sempre estiveram interligadas, sendo peça importante na história evolutiva, influenciando não só na alimentação, mas também na comunicação hoje em dia.
Continua depois da publicidade
Em tempos bem antigos, as mãos eram primordiais para a alimentação, com o manejo dos alimentos condicionando a abertura da boca. Objetos maiores provocavam uma abertura maior, enquanto os menores induziam uma abertura menor.
Assim, a boca e as mãos passaram a operar de forma conjunta na coordenação da área cerebral. Este fator ajuda a explicar o costume humano de gesticular ao falar, o que persiste mesmo na ausência de um interlocutor visível.
Outra prova de que o hábito vem com o humano naturalmente foi levantada por Susan Goldin-Meadow, do Departamento de Psicologia e Desenvolvimento Humano Comparado da Universidade de Chicago.
Continua depois da publicidade
A especialista destacou que até mesmo pessoas cegas de nascença movem as mãos ao falar, apesar de nunca terem visto alguém fazendo isso antes. Isso ajuda a evidenciar que a gesticulação é uma capacidade inata, sendo parte natural da comunicação humana.
Segundo especialistas, as áreas cerebrais que controlam gestos e fala estão estreitamente relacionadas. O ato é feito de maneira automática, sem necessitar de um motivo específico para isso.
Contudo, o hábito pode contribuir para outras ações. De acordo com a revista Forbes, o movimento das mãos pode projetar carisma e prender mais o interesse de quem está ouvindo.
Continua depois da publicidade
Ainda sobre as mãos, andar com elas para trás também tem um significado profundo.
Assim, a mensagem pode ser passada de maneira mais energética e persuasiva, reforçando a importância do conteúdo repassado. Os gestos ajudam a explicar e dar uma dimensão maior para as palavras, complementando o conteúdo verbal com expressões.
Gesticular enquanto fala pode ajudar o próprio falante a organizar melhor os pensamentos e se expressar com mais clareza. Ajuda também a melhorar suas habilidades de comunicação.
Continua depois da publicidade
Além disso, em situações de ansiedade ou estresse, o movimento excessivo das mãos pode ser uma forma inconsciente de liberar a tensão acumulada.
Sendo assim, o hábito pode:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade