Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Quanto mais você fizer estas pequenas manutenções em seu fogão de vidro, com menos frequência terá que limpá-lo profundamente | Imagem gerada por IA
Uma nova tendência nos lares tem sido o uso do fogão de vidro, no lugar do fogão a gás ou de outros modelos mais antigos. Com isso, algumas mudanças no modo de uso passaram a se destacar e a limpeza passou a ser uma tarefa um pouco mais importante, embora mais prática.
Continua depois da publicidade
Uma profissional especializada, chamada Jacqueline Stein, da Home Reimagined, em Austin, no Texas, EUA, listou para o portal norte-americano Southern Living algumas dicas importantes para ajudar na manutenção do produto.
Abaixo, saiba mais sobre os prós e contras e como limpar o fogão de vidro da maneira mais eficiente e sem riscos.
Um fogão de vidro, a depender do local e qualidade, costuma apresentar benefícios práticos e econômicos.
Continua depois da publicidade
Contudo, alguns pontos também são desfavoráveis para o uso, como:
Segundo Stein, para quem costuma usar bastante o fogão, o ideal é realizar a limpeza uma vez por semana.
"Pode parecer uma tarefa assustadora, mas você pode maximizar seu tempo limpando outras coisas enquanto os produtos de limpeza estão no fogão. Isso ajudará a garantir que seu fogão permaneça nas melhores condições e pronto para sua próxima aventura culinária."
Continua depois da publicidade
Além disso, para manter um fogão mais limpo, ela recomendou limpá-lo rapidamente com um pano macio após cada uso.
Para garantir a segurança de quem vai realizar a limpeza e também do produto, são necessários alguns adendos. O principal é que se espere o fogão esfriar completamente, pois do contrário, além de correr riscos de queimar a pessoa, pode trazer danos ao vidro do fogão.
"Isso é importante porque, se você tentar limpar um fogão quente, o limpador pode evaporar muito rapidamente e deixar marcas ou manchas para trás", explicou a especialista.
Continua depois da publicidade
Também é fundamental evitar produtor de limpeza abrasivos, como palhas de aço, pois podem arranhar a superfície. Se possível, use objetos mais suaves como panos macios ou até os produtos projetados especialmente para a limpeza de vidros.
A umidade também merece atenção, pois ela em excesso pode danificar um fogão de vidro. Por isso, é necessário cuidado para não usar muito produto ou água ao limpar.
"Use uma quantidade mínima de produto e um pano úmido para limpar a superfície. Limpe o excesso de umidade com um pano seco", explicou.
Continua depois da publicidade
O material também necessita que a limpeza seja gentil, com movimentos suaves que não aplique muita pressão. Utilizar movimentos circulares podem ajudar na tarefa.
Para a secagem, é preferível um pano macio e sem fiapos.
1. Limpe os detritos
Continua depois da publicidade
Remova quaisquer detritos visíveis, como pedaços de comida, migalhas ou poeira.
2. Enxágue com água morna
Limpe o fogão com um pano macio e água morna misturada com detergente neutro ou com um limpador multiuso. Esta etapa ajuda para a remoção de toda a sujeira e alimentos grudados antes de passar para o condicionamento e brilho da superfície, de acordo com Stein.
Continua depois da publicidade
3. Raspe a superfície com cuidado
Se sobrarem grandes pedaços de comida grudados, raspe-os cuidadosamente com uma lâmina de barbear ou com alguma forma que não cause arranhões ao fogão.
4. Aplique o produto de limpeza
Continua depois da publicidade
Aplique o produto responsável pela limpeza do fogão, o espalhando de maneira uniforme com uma toalha de papel ou pano macio para cobrir toda a superfície, mas sem esfregar ainda. Deixe o produto descansar por 15-30 minutos, dependendo do nível de sujeira.
5. Esfregue a superfície
Use uma escova macia úmida, pano ou esponja para esfregar a superfície, removendo manchas sem arranhar o vidro.
Continua depois da publicidade
6. Limpeza
Limpe os resíduos de sujeira ou do produto que possam ficar ainda no fogão com um pano de algodão úmido ou um pano macio de microfibra.
7. Secagem
Continua depois da publicidade
Seque completamente o fogão de vidro para evitar manchas de água.
8. Repita (se necessário)
Repita o processo, se necessário, para remover quaisquer detritos restantes.
9. Momento de polir o vidro (se necessário)
Caso seja do desejo da pessoa responsável pela limpeza, após as outras etapas concluídas é possível polir o fogão com um limpador de vidros sem amônia ou vinagre branco misturado com água igual para adicionar brilho, usando um pano sem fiapos ou toalha de papel para evitar manchas.
Para que a limpeza do fogão pareça durar mais, alguns cuidados são necessários, como:
Quanto mais você fizer estas pequenas manutenções em seu fogão de vidro, com menos frequência terá que limpá-lo profundamente.
Caso o fogão de vidro tenha manchado, há alguns métodos para limpá-lo. Diversos produtos como óleo, molho de tomate ou chocolate podem manchar o fogão, se não forem limpos imediatamente. Até a água pode deixar depósitos minerais e manchas de água dura no fogão, sendo importante secar completamente a superfície quando molhada.
O uso de produtos de limpeza errados e não adequados também pode causar riscos permanentes. A recomendação é evitar produtos de limpeza com alvejante ou amônia.
Para limpar manchas de alimentos ou depósitos minerais, borrife a área com uma mistura de partes iguais de vinagre branco e água. Para manchas mais difíceis, adicione uma gota de detergente à mistura e deixe descansar por 10 minutos.
Outra saída é polvilhar bicarbonato de sódio sobre o vinagre, cobri-lo com um pano quente e úmido e deixar descansar também por 10 minutos. Então, esfregue a área com uma esponja macia e limpe a solução com um pano úmido. Após isto, use um pano limpo para secar bem a área.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade