Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) reconheceu que o café aumenta o desempenho físico | Pexels | Samer Daboul
Estudo com mais de 47 mil mulheres aponta que o café matinal pode fazer mais do que aumentar a energia. A pesquisa, que durou 30 anos, descobriu que as pessoas de meia idade (40 a 60 anos) que consomem a bebida com cafeína têm maior probabilidade de envelhecer saudáveis.
Continua depois da publicidade
Os pesquisadores constataram que 3.706 mulheres do grupo que começou o consumo de café em 1984 estavam vivas em 2016 e se enquadraram no quesito “envelhecimento saudável”.
Segundo o estudo, os critérios para definir as pessoas que envelheceram de forma saudável foram:
Ou seja, as mulheres que bebiam pelo menos uma xícara de café por dia tiveram maior probabilidade de estar no grupo “envelhecimento saudável”. Elas permaneceram fortes e mentalmente afiadas à medida que os 32 anos passaram.
Continua depois da publicidade
"Embora estudos anteriores tenham vinculado o café a resultados individuais de saúde, o nosso é o primeiro a avaliar o impacto em vários domínios do envelhecimento ao longo de três décadas", disse Sara Mahdavi, pesquisadora de pós-doutorado na Harvard TH Chan School of Public Health da Universidade de Harvard.
Os dados foram baseados na Nurses´ Health Study, que, com um grande tamanho de amostra, investigou fatores de risco para doenças crônicas.
Iniciado com mulheres casadas que trabalhavam na enfermaria dos EUA em 1976, os dados pretendiam monitorar os efeitos a longo prazo dos contraceptivos orais. Porém, foram expandidos para o consumo de café, chá e refrigerantes.
Continua depois da publicidade
Dessa forma, a pesquisa mostrou que beber refrigerantes – mesmo com cafeína – era pior para o envelhecimento saudável do que não beber nada. Para cada 355 ml por dia da bebida, as chances de pertencer ao grupo de idosos saudáveis diminuíram de 20% a 26%.
O mesmo não aconteceu para as mulheres que tomaram café. A probabilidade de pertencerem ao grupo aumentou entre 2% e 5% para cada xícara bebida ao dia. Em média, eram consumidas cinco xícaras pequenas.
Porém, apenas o líquido com cafeína importou; café e chá descafeinado não apresentaram relação com o envelhecimento saudável.
Continua depois da publicidade
Além disso, os pesquisadores controlaram fatores determinantes como idade, IMC, fumo, álcool, atividade física, nível de escolaridade e proteína na dieta durante todo o período de pesquisa.
“Avaliamos vários aspectos diferentes da longevidade e do envelhecimento saudável, bem como informações muito abrangentes sobre hábitos nutricionais e de estilo de vida que foram coletadas a cada quatro anos após o início do estudo”, disse Mahdavi.
O estudo mostra apenas a correlação e não causalidade. Não necessariamente o consumo de café – unicamente ele – vai garantir uma velhice saudável. É possível que as mulheres com o hábito de tomar a bebida tenham um outro fator que não foi identificado pelos pesquisadores.
Continua depois da publicidade
Mesmo assim, essa não é a primeira análise que aponta o café como benéfico para a velhice.
Um estudo de 2018 com 500.000 pessoas publicado na revista científica JAMA Internal Medicine descobriu um aumento inconfundível na longevidade entre pessoas que bebem muito a bebida.
De qualquer forma, o café continua companheiro das manhãs para muitas mulheres no Brasil
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade