Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Entre as variadas posições possíveis para dormir, uma é a mais recomendada pelos especialistas, por trazer mais benefícios para a saúde | Niels from Slaapwijsheid.nl/Pexels
A hora de dormir é uma das horas mais sagradas. Para garantir que o corpo repouse da melhor forma das atividades do dia e acordar novinho em folha para a correria do dia seguinte, é necessário garantir que a qualidade do sono seja bem adequada.
Continua depois da publicidade
Entre as variadas posições possíveis para dormir, uma é a mais recomendada pelos especialistas, por trazer mais benefícios para a saúde.
Segundo um estudo, dormir de lado melhora o descanso e o funcionamento do corpo, especialmente de um lado em específico. Saiba mais abaixo.
De acordo com os especialistas, dormir de lado proporciona um descanso maior e facilita o funcionamento do organismo humano do que dormir de bruços, o que pode dificultar a respiração.
Continua depois da publicidade
Também é melhor do que dormir de barriga para cima, pois esta posição joga o peso do corpo sobre as costas, por exemplo.
Contudo, não é apenas dormir para qualquer um dos lados. Um deles traz mais benefícios para o corpo: dormir virado para a esquerda.
Dormir desta maneira beneficia a drenagem linfática do sistema nervoso central, segundo um estudo realizado na Universidade de Stony Brook e na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, publicado na revista científica The Journal of Neuroscience.
Continua depois da publicidade
Essa posição favorece a eliminação do excesso de proteínas, vitaminas, gorduras e resíduos, como os depósitos de proteínas beta-amilóides, altamente nocivos à saúde.
Isto é fundamental para o organismo humano, pois ajuda a manter constante o volume e a pressão sanguínea, assim como o melhor funcionamento do sistema imunológico. Caso haja deficiência na drenagem linfática, podem ocorrer transtornos neurológicos, como a esclerose múltipla.
Os benefícios ficam ainda mais escancarados para as grávidas, já que assim o bebê não pressiona a veia cava, e o sangue circula melhor, fazendo chegar à placenta os nutrientes necessários.
Continua depois da publicidade
Como o coração está mais próximo do lado esquerdo do corpo, dormir desta forma ajuda a impedir a obstrução da artéria aorta, que bombeia sangue para o resto do sistema sanguíneo, segundo explicou à CNN o médico William Christopher Winter, do Hospital Martha Jefferson, nos Estados Unidos.
"Ao mesmo tempo, a veia cava inferior permanece livre, sem ser pressionada por nenhum órgão", disse Winter.
Desta forma, o sangue retorna com maior facilidade de outras partes do corpo até o coração.
Continua depois da publicidade
A coluna também sofre menos pressão com o peso. Como o corpo fica deitado de lado, a coluna fica mais alinhada do que quando você se deita de costas ou de bruços.
Além disso, é evitado que todo o peso do corpo recaia sobre as costas, o que também ajuda a evitar a pressão sobre importantes vias sanguíneas, como dito anteriormente.
Por fim, deitar-se deste jeito também ajuda na digestão. O estômago e intestinos grosso e delgado estão um pouco inclinados à esquerda.
Continua depois da publicidade
Portanto, se deitar sobre esse lado do corpo faz com que os alimentos passem por esses órgãos com maior facilidade, melhorando a digestão.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade