Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Aprenda a fazer o teste de sentar-levantar | Imagem gerada por IA
Um método criado em 1999 pelo médico brasileiro Cláudio Gil Araújo segue sendo usado em consultórios e postos de saúde para avaliar os pacientes, e pode ser feito em casa também. O teste sentar-levantar pode ser um aliado na prevenção de doenças do coração, que atingem tantas pessoas.
Continua depois da publicidade
O criador fez novos estudos, publicados em um periódico da Sociedade Europeia de Cardiologia, que demonstraram a eficácia do método para diagnosticar uma possível mortalidade prematura ou por doenças do coração.
Durante os anos de 1998 a 2023, cerca de 4,3 mil pessoas, em sua maioria homens, com uma faixa etária de 46 a 75 anos foram avaliados. O teste de sentar-levantar avalia fatores como força e potencial muscular, flexibilidade, equilíbrio e composição corporal.
Os pesquisadores utilizam uma pontuação de 0 a 10 para avaliar os resultados. Descobriram que esses resultados são correlatos com a probabilidade de viver mais ou menos.
Continua depois da publicidade
A avaliação do teste de sentar-levantar pode variar dependendo do objetivo e da pessoa que está sendo avaliada. Em geral, quanto mais repetições você conseguir realizar, melhor será a sua pontuação. A qualidade do movimento também é importante.
A classificação pode servir como uma referência para avaliar a capacidade funcional e a força muscular dos membros inferiores.
Você deve sentar em uma superfície plana, como um banco ou cadeira, com os pés apoiados no chão e as mãos cruzadas sobre o peito ou ao lado do corpo
Continua depois da publicidade
Para levantar-se, não é permitido o uso das mãos, e os pés e joelhos devem permanecer retos. Para sentar, a regra se mantém: não utilize as mãos
Repita esses movimentos o máximo que conseguir dentro do tempo determinado, normalmente de 30 segundos.
Conte quantas vezes você consegue levantar e sentar corretamente.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade