Médico de 81 anos revela segredo para quem quer viver mais e evitar o câncer

O pesquisador expõe descobertas que podem transformar sua relação com a alimentação

Berrino liderou pesquisas que comprovaram a ligação direta entre alimentação e câncer

Berrino liderou pesquisas que comprovaram a ligação direta entre alimentação e câncer | Freepik

O especialista em nutrição de 81 anos, Franco Berrino, contou os segredos para uma vida saudável. Conhecido por suas pesquisas sobre a relação entre dieta e câncer, o médico deu uma lista completa de quais alimentos devemos optar ou evitar nas três refeições do dia.

Continua após a publicidade

Berrino é epidemiologista, um médico que estuda onde, como e por que algumas doenças ocorrem. O profissional também ajuda a prevenir e controlar problemas de saúde pública. Em entrevista ao jornal espanhol El Mundo, o especialista afirma que certos hábitos evitam enfermidades.

“Como médico, considero a alimentação, o movimento e a meditação como remédios de verdade. Meus colegas deveriam prescrevê-los. Mas parece que a prevenção com dieta não é lucrativa, então medicamentos continuam sendo prescritos”, relata.

Relação entre câncer e dieta

No Instituto Nacional de Tumores de Milão, Franco Berrino liderou pesquisas que comprovaram a ligação direta entre alimentação e câncer. No estudo “Ordet”, identificou que mulheres com níveis elevados de glicose e testosterona no sangue tinham maior risco de desenvolver tumores.

Continua após a publicidade

Com o projeto “Diana”, ele mostrou que esses fatores podiam ser controlados pela dieta: em poucos meses, a redução de açúcares refinados e a inclusão de alimentos saudáveis diminuíram significativamente a glicose e a testosterona do sangue. 

O que comer nas três refeições

Grãos, pães, sementes e frutas. Essas são as recomendações de Berrino para a primeira refeição do dia. De acordo com o médico, o café só deve ser consumido de vez em quando, pois pode criar dependência. O mesmo vale para quem gosta de adicionar açúcar nos chás matinais.

No almoço, o ideal é continuar com alimentos naturais. “Produtos da terra, de origem local e da época, tanto quanto possível. Temos uma biodiversidade invejável: vamos aproveitá-la”, recomenda o médico. 

Continua após a publicidade

Embora não haja proibição quanto às carnes, Berrino diz que devem ser consumidas com cautela.

Para algumas famílias, o jantar é o único momento em que a refeição é compartilhada, por isso não é necessário pulá-lo. Mas devemos preferir alimentos leves, como sopas, vegetais cremosos, leguminosas e cereais em pequenas quantidades.

Ultraprocessados acendem alerta

Autor de diferentes livros sobre alimentação saudável, o especialista acredita que nós ingerimos ultraprocessados com muita frequência. Essas substâncias enganam o paladar, mas trazem prejuízos para o corpo, que não está preparado para suportar tamanho “bombardeamento artificial”.

Continua após a publicidade

A recomendação é resistir à era do “Plasticeno”, ou seja, a época marcada pelo domínio do plástico e pela degradação humana do meio-ambiente. O controle do que nos faz bem deve ir além da dieta, mas englobar também atitudes conscientes no dia-a-dia, pensando no impacto ambiental que elas terão.