X

Dia do Café

São Paulo tem um dos maiores cafezais urbanos do mundo

Com uma área de aproximadamente 10 mil m², o cafezal fica na Zona Sul de São Paulo; confira detalhes

Raphael Miras

Publicado em 24/05/2024 às 17:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Cafezal Instituto Biologico / Rodrigo Pivas

Quem passa pela cidade de São Paulo, talvez não imagine que em meio a avenidas e prédios há uma lavoura considerada o maior cafezal urbano do mundo.

A plantação fica em uma área na sede do Instituto Biológico (IB), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado.

O cafezal é aberto ao público que deseja conhecer de perto uma plantação de café e a sua história. Totalmente orgânica, a lavoura também apresenta aos visitantes os princípios das boas práticas agrícolas, sustentabilidade e agricultura regenerativa.

A Gazeta preparou no dia nacional do café os detalhes do maior cafezal do mundo que fica na Capital. Confira:

A história do cafezal

Cafezal Instituto Biologico  Plantação de café na sede do Instituto Biológico (IB), em São Paulo/ Foto: Rodrigo Pivas

As primeiras mudas foram plantadas em meados da década de 1950, para servir à pesquisa científica na área e preservar a memória histórica do instituto.

Criado em 1927, o órgão surgiu para oferecer soluções para o controle de pragas nas lavouras do estado e contribuir para o desenvolvimento de um dos principais setores econômicos de São Paulo.

Desde então, a plantação tem sido um instrumento de divulgação da cafeicultura, técnicas sustentáveis no manejo, educação ambiental e promoção de uma vivência única de visitação a uma cultura de café em área urbana.

Atualmente, a plantação possui cerca de mil pés de café das variedades: Mundo Novo e Catuaí. Além dessa, há outros 1,5 mil pés de seis variedades desenvolvidas pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que também é ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

17ª edição do Sabor da Colheita

Cafezal Instituto BiologicoA 17ª edição do Sabor da Colheita será realizado neste sábado (25/05)/ Foto: Rodrigo Pivas

Nos primeiros quatro meses de 2024, as exportações paulistas de café subiram 20,4% e para marcar o início da colheita do café neste ano de otimismo para o setor, o Instituto Biológico, realiza neste sábado (25/05) a 17ª edição do Sabor da Colheita.

Durante o evento, os participantes vivenciarão o significado prático da jornada de milhares de cafeicultores brasileiros. Para a colheita, os visitantes usarão aparato necessário como chapéu, peneiras e balaios.

Todo o processo será orientado por especialistas, para ser feita a colheita seletiva, retirando com as mãos apenas os grãos bem maduros.

Os frutos colhidos serão beneficiados e torrados. Os participantes poderão também degustar um café, aprender mais sobre métodos de preparo de cafés, e conhecer diferentes tipos de cafés oferecidos pela Nestlé e produtores paulistas. Confira mais sobre a informação do evento abaixo;

  • Data: 25 de maio de 2024
  • Horário: das 9h00 às 17 h
  • Local: Instituto Biológico
  • Endereço: Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252, Vila Mariana
  • A entrada é gratuita e não é necessária inscrição prévia.

*Texto sob supervisão de Suzana Rodrigues

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Confusão em Clássico Paulista

Goleiro do Corinthians chama Luciano de 'otário' nas redes sociais

Carlos Miguel se envolve em polêmica após empate com o São Paulo e será desfalque na próxima partida contra o Internacional

SUSPEITO SEGUE FORAGIDO

Saiba quem é o empresário que atirou três vezes em veículo após briga de trânsito

Polícia Civil segue na busca de Adriano Domingues da Costa, suspeito de atirar em outro veículo após uma briga de trânsito na rodovia Castello Branco

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter