Publicidade

X

POLUIÇÃO

Veja as 10 cidades mais poluídas do Brasil

Nível de MP 2,5 da atmosfera no Brasil é mais que o dobro do recomendado, o que o coloca na 83º posição entre os mais poluídos

Leonardo Sandre

Publicado em 03/04/2024 às 16:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

De acordo com o relatório, Manaus, capital do Amazonas, foi o local que apresentou uma piora significativa na qualidade de ar entre 2021 e 2023 / Divulgação/PMM

A IQAir realizou o relatório World Air Quality de 2023 que revela as cidades e países com pior qualidade de ar em todo o mundo. O documento traz dados de 7,8 mil localidades em 134 países.

De acordo com o relatório, Manaus, capital do Amazonas, foi o local que apresentou uma piora significativa na qualidade de ar entre 2021 e 2023; saiba mais:

Níveis acima do recomendado

A quantidade de materiais particulados com diâmetro de até 2,5 micrômetros (MP 2,5) na cidade amazonense ultrapassou em mais de três vezes o parâmetro estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em 2021, o nível de MP 2,5 na atmosfera manauara era duas vezes maior do que o recomendado pela OMS, de acordo com o estudo.

Os piores municípios do País

O município brasileiro que apresentou o pior índice de poluição foi Xapuri, no Acre.

Osasco, na região metropolitana de São Paulo, é a segunda cidade com maior poluição do Brasil. Outras cidades paulistas com indicador da qualidade do ar entre três e cinco vezes pior do que o recomendado pela OMS são: Guarulhos, Rio Claro e Cubatão.

Dentro do recomendado

A única cidade do País entre as analisadas que ficou dentro dos parâmetros estabelecidos pela OMS foi Fortaleza.

No País, o nível de MP 2,5 da atmosfera é mais que o dobro do recomendado, o que o coloca na 83º posição entre os mais poluídos. O número representa, ainda assim, uma queda em relação aos primeiros registros do World Air Quality. A presença desses materiais na atmosfera era mais que o triplo no ano de 2018.

Materiais particulados foram associados a mortes e doenças provocadas por problemas no coração e no pulmão.

Top-10 cidades mais poluídas

Das 10 cidades com maior índice de poluição do País, seis ficam no estado de São Paulo, duas no Acre, uma na Bahia e uma no Amazonas.

Baseado na concentração de material particulado (MP 2,5), em micrograma por m³, confira abaixo a lista das 10 cidades mais poluídas do Brasil:

  1. – Xapuri (Acre): 21 (excede de 3 a 5 vezes o parâmetro da OMS);
  2. – Osasco (São Paulo): 19,4 (excede de 3 a 5 vezes o parâmetro da OMS);
  3. – Manaus (Amazonas): 16,8 (excede de 3 a 5 vezes o parâmetro da OMS);
  4. – Camaçari (Bahia): 16,2 (excede de 3 a 5 vezes o parâmetro da OMS);
  5. – Guarulhos (São Paulo): 16 (excede de 3 a 5 vezes o parâmetro da OMS);
  6. – São Caetano (São Paulo): 15,9 (excede de 3 a 5 vezes o parâmetro da OMS);
  7. – Rio Claro (São Paulo): 15,5 (excede de 3 a 5 vezes o parâmetro da OMS);
  8. – Cubatão (São Paulo): 15,4 (excede de 3 a 5 vezes o parâmetro da OMS);
  9. – Acrelândia (Acre): 15 (excede de 2 a 3 vezes o parâmetro da OMS);
  10. – Campinas (São Paulo): 15 (excede de 2 a 3 vezes o parâmetro da OMS);
Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

rodovia Padre Manoel da Nóbrega

Rodovia que corta o Litoral terá 12 pontos de pedágio; veja os locais

Caso os pontos de cobrança da rodovia tenha o valor máximo, o preço total pago em pedágios para cortar a Padre Manoel da Nóbrega será de R$ 72

Lote Litoral Paulista

Rodovias privatizadas no Litoral devem ter 15 pontos de pedágio; veja os locais

Concessão da Parceria Público-Privada possui 213 quilômetros de extensão em rodovias ligando o Alto Tietê ao litoral sul de São Paulo

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter