Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O fechamento dos salões representa mais de 2.500 demissões na região do ABC Paulista | /THIAGO NEME/GAZETA DE S.PAULO
A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) gerou uma crise em todos as áreas econômicas, entre elas o setor de salões de beleza. Na região do ABC Paulista, que reúne sete municípios e mais de 2,77 milhões de moradores, 886 estabelecimentos encerraram as atividades neste ano. O fechamento representa mais de 2.500 demissões.
Continua depois da publicidade
Os números da Associação Brasileira dos Salões de Beleza (ABSB) e do Sindicato Beleza Patronal, são referentes ao período de março até o início de julho. Entre os municípios, o maior registro de fechamento de estabelecimentos foi em São Bernardo do Campo, com 273 estabelecimentos fechados, seguido por Santo André com 256 fechamentos. A região ainda é formada por Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Caetano do Sul.
Leia mais
“Consegui voltar, mesmo que de forma tímida, conseguimos voltar. O período que ficamos fechado foi de um prejuízo muito grande e agora temos que correr atrás. As clientes estão nos procurando e dentro de todas as medidas sanitárias estamos atendendo. Como somos um salão tradicional, isso nos ajuda muito, infelizmente muitos que estavam começando não conseguiram continuar com as atividades”, disse à Gazeta Edna Patrocínio, proprietária de um salão instalado no centro de Diadema.
Continua depois da publicidade
Ainda de acordo com a ABSB, a região do ABC conta com cerca de 16 mil salões, que empregam mais de 69 mil profissionais do ramo da beleza.
Na região sudoeste da Grande São Paulo, a retomada também foi de forma gradual. “Depois de quase três meses com as atividades interrompidas retomamos no começo deste mês. Aos poucos o movimento tem surgido e estamos felizes com isso. Espero que siga assim. A paralisação foi um impacto muito forte para o setor”, disse Odair Pereira, proprietário de um salão em Taboão da Serra.
A Prefeitura de Taboão da Serra não informou quantos salões de beleza encerram as suas atividades no município por conta do coronavírus.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade