últimas notícias
Taboão tem a maior densidade demográfica do País, são cerca de 14.408 moradores por km²
Taboão tem a maior densidade demográfica do País, são cerca de 14.408 moradores por km²
Foto: Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

Taboão é a cidade com maior densidade populacional do Brasil pelo 5º ano consecutivo

Segundo as estimativas divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o município chegou a 293.652 habitantes divididos em um território de apenas 20,38 km², totalizando 14.408 hab/km²

Pelo 5º ano consecutivo Taboão da Serra é a cidade com maior densidade populacional do Brasil. Segundo as estimativas divulgadas na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o município chegou a 293.652 habitantes divididos em um território de apenas 20,38 km², totalizando 14.408 hab/km².

Esses números não são motivos de orgulho. Taboão da Serra possui 100% de taxa de urbanização, praticamente não existem mais terrenos livres na cidade, o que dificulta a construção de novos serviços na área de saúde, educação, esporte e lazer. O crescimento desordenado do município durante anos criou uma grande necessidade de urbanização dos bairros periféricos, onde mora a maior parte da população.

Leia mais: 

E quanto mais populosa a cidade, maior a necessidade desses serviços. Esses dados implicam inclusive no trânsito e transporte. As ruas de Taboão da Serra ocupam apenas 11% do território, quando o ideal é 15% ou mais. Ou seja, o trânsito, mesmo em avenidas fora da região central, passaram a ficar intransitáveis pelo aumento do número de carros e ônibus que circulam pela cidade.

DENSIDADE.

A densidade demográfica de uma cidade é calculada pela divisão do número de habitantes pelo seu território. E Taboão da Serra possui dois fatores que o colocam em primeiro lugar do país: tem uma grande população e um território pequeno.

Para se ter uma ideia, Taboão da Serra é a 27ª cidade mais populosa do Estado de São Paulo e tem o quinto menor território, com apenas 20,38 km². Um dado interessante, é que Taboão é o oitavo menor município do todo o Brasil em termos territoriais.

Taboão da Serra registrou um crescimento de 1,37% em apenas um ano. Nos últimos 10 anos, a população do município cresceu 18,37%. Os dados são importantes o planejamento das políticas públicas.

RANKING.

A segunda cidade com maior densidade populacional do Brasil é Diadema, no ABC Paulista, de acordo com a estimativa atualizada pelo IBGE, o município possui atualmente 426.757 habitantes, o que representa 13.886 habitantes por km².

O município de São João do Meriti, no Rio de Janeiro, que liderou o ranking por diversos anos seguidos e é conhecido como “Formigueiro das Américas”, se manteve na terceira posição. Com uma população estimada em 472.906 habitantes e 13.574 habitantes por km².

Comentários

Tops da Gazeta