últimas notícias
Segundo a Administração, os serviços essenciais como Prontos Socorros, permanecem abertos, em regime de plantão
Segundo a Administração, os serviços essenciais como Prontos Socorros, permanecem abertos, em regime de plantão
Foto: Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

Pós-pandemia e densidade demográfica são desafios em Taboão da Serra

A pandemia também dificulta a administração, em 2021, além da provável vacinação contra o coronavírus, o próximo administrador terá que lidar com a volta às aulas em um cenário ainda incerto

O próximo prefeito de Taboão da Serra, na região sudoeste da Grande São Paulo, terá inúmeros desafios à frente da prefeitura nos próximos quatro anos. Taboão é a cidade com maior adensamento demográfico do Brasil, são mais de 14 mil habitantes por km². Além de toda essa população, a pandemia dificulta a administração, em 2021, além da provável vacinação contra o coronavírus, o próximo administrador da cidade terá que lidar com a volta às aulas em um cenário ainda incerto.

Taboão conta com 293.652 mil habitantes distribuídos em um território de 20,388 km², segundos dados do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Outro desafio que fará parte da legislatura é a mudança do perfil econômico de Taboão da Serra.

Leia mais:

Diversas indústrias buscam outras localidades e basicamente o município cresce na prestação de serviços. A qualificação da mão de obra é cada vez mais importante. O próximo gestor terá um orçamento de R$ 882 milhões, o maior de toda a história.

Taboão da Serra possui 100% de taxa de urbanização, praticamente não existem mais terrenos livres na cidade, o que dificulta a construção de novos serviços na área de saúde, educação, esporte e lazer. O crescimento desordenado do município durante anos criou uma grande necessidade de urbanização dos bairros periféricos, onde mora a maior parte da população.

E quanto mais populosa a cidade, maior a necessidade desses serviços. Esses dados implicam inclusive no trânsito e transporte. As ruas de Taboão da Serra ocupam apenas 11% do território, quando o ideal é 15% ou mais. Ou seja, o trânsito, mesmo em avenidas fora da região central, passaram a ficar intransitáveis pelo aumento do número de carros e ônibus que circulam pela cidade.

Alta.

Taboão da Serra registrou um crescimento de 1,37% em apenas um ano. Nos últimos 10 anos, a população do município cresceu 18,37%. Os dados são importantes o planejamento das políticas públicas.

Ranking Brasil

A segunda cidade com maior densidade populacional do Brasil é Diadema, no ABC Paulista, de acordo com a estimativa atualizada pelo IBGE, o município possui atualmente 426.757 habitantes, o que representa 13.886 habitantes por km².

O município de São João do Meriti, no Rio de Janeiro, que liderou o ranking por diversos anos seguidos e é conhecido como “Formigueiro das Américas”, se manteve na terceira posição. Com uma população estimada em 472.906 habitantes e 13.574 habitantes por km².

Disputa.

Os 217.479 eleitores de Taboão da Serra escolhem neste domingo, dia 29, o novo prefeito que irá comandar a cidade até o final de 2024. Engenheiro Daniel (PSDB) e Aprígio (Podemos) irão pela primeira vez na história disputar o segundo turno no município.

 

Comentários

Tops da Gazeta