Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Taboão da Serra, na região metropolitana de SP, é considera pelo IBGE o município com a maior densidade demográfica do País | Daniel Villaça/Gazeta de S.Paulo
O município de Taboão da Serra, na região sudoeste da Grande São Paulo, comemora nesta sexta-feira, dia 19 de fevereiro, 62 anos de emancipação política-administrativa. A cidade emancipado em 1959 ganhou importância no cenário nacional em pouco tempo e hoje é uma das 100 maiores cidades brasileiras e figura entre as 25 mais ricas do Estado. Além disso, Taboão é considera pelo IBGE o município com a maior densidade demográfica do País: são cerca de 14,408 mil moradores por quilômetro quadrado.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
O rápido crescimento também trouxe novos desafios para os prefeitos, como por exemplo fazer com que a cidade se desenvolva dentro de uma pequena área territorial. O município faz divisa com a Capital e Embu das Artes e conta com uma população de 293.652 mil moradores distribuídos em uma pequena área de 20,388 km².
Nos últimos nove anos, a população taboanense cresceu cerca de 20%. Em 2010 a população era de 244.528, com uma densidade demográfica de 11.994,31 habitantes por km². Um dos motivos para esse crescimento foi a chegada de grandes empreendimentos habitacionais. Por muitos anos, a cidade tinha o perfil de município dormitório, porque a maioria dos moradores trabalhava em São Paulo e só voltava à noite para Taboão. Hoje, muitas empresas empregam os taboanenses e a cidade cresceu desenfreadamente, gerando muitos desafios para os seus administradores.
Continua depois da publicidade
Atualmente, a cidade é administrada por Aprígio, do Podemos. O chefe do Executivo foi eleito em uma disputa acirrada e obteve com 67.853 votos, o que representou cerca de 50,63% dos votos validos. A prefeitura não divulgou eventos comemorativos em celebração ao aniversário da cidade.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade