X

ABC PAULISTA

Idosa de 107 anos vence a Covid-19 e deixa hospital em São Caetano do Sul

Yumiko Tanaka teve a alta autorizada na terça-feira (22) após ser tratada no Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin

Matheus Herbert

Publicado em 23/06/2021 às 18:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Yumiko Tanaka teve a alta autorizada na tarde de terça-feira (22), em São Caetano do Sul, no ABC Paulista / Divulgação/PMSCS

Uma idosa de 107 anos teve alta após passar 16 dias internada após contrair o coronavírus. Yumiko Tanaka teve a alta autorizada na tarde da última terça-feira (22), em São Caetano do Sul, no ABC Paulista.

Segundo a Prefeitura de São Caetano, “Yumiko foi internada a princípio por conta de uma pneumonia. Se recuperou, mas o chiado no peito indicava uma crise de bronquite. Precisou tomar antibiótico e, mesmo assim, os sintomas não melhoravam. Sempre acompanhada pela filha, que é médica, e pela neta, perceberam pelo oxímetro que a saturação não estava boa. Procuraram atendimento médico no convênio e, quando foi confirmada a Covid, a família optou em procurar o Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin pela referência em atendimento”.

Ana Carolina Tanaka, que é neta de Yumiko, contou que desde que a avó chegou ao Hospital de Campanha, no dia 6 de junho, todo dia a família recebia notícias e participava de videochamadas, mas os médicos começaram a perceber que ela estava muito quieta. “Ela não fala quase nada em português, a comunicação estava muito difícil e ela foi ficando cada vez mais quietinha e sem tentar se comunicar com a equipe. Certo dia, o médico que a examinava percebeu que ela sentia um incômodo no ombro e a levaram para fazer um exame. O ortopedista que a atendeu falava japonês e foi então que a equipe percebeu que ela se animou e trocou algumas frases”, explicou.

Após todo o tratamento, a idosa venceu o coronavírus e deixou o Campanha com aplausos de toda equipe médica.

HISTÓRICO

Yumiko Tanaka nasceu em 4 de maio de 1914, em Okinawa, Japão. Chegou ao Brasil em 1959, teve seis filhos, seis netos e um bisneto. Uma das filhas, com netos e bisneto, mora no Japão. “Ela tem uma saúde de ferro. Se movimenta bem e sempre foi agradecida por tudo que conquistou. E agora, nós que seremos eternamente gratos por todo cuidado que ela recebeu em nossa cidade e pela vacina, que certamente não deixou que seu estado se agravasse”, complementou Ana Carolina.

Além de abusar do chá, uma verdadeira arte apreciada no Japão, onde há inclusive cerimônias para tomar a bebida, Yumiko gosta de Coca-Cola, tempurá, pastel e peixes.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

SAÚDE

Anvisa tem maioria para manter proibição de cigarros eletrônicos

Com esse placar, continua proibida a comercialização, fabricação e importação, transporte, armazenamento, bem como de publicidade ou divulgação desses produtos

Posto de Atendimento

Prefeitura de Lorena está com novas vagas de emprego; veja oportunidades

Remunerações variam de acordo com o cargo aplicado; inscrições não possuem prazo e duram até o preenchimento total das vagas

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter