Publicidade

X

OPERAÇÕES

PF investiga corrupção e desvio de recursos públicos em Guarulhos durante pandemia

Segundo as investigações, uma das irregularidades ocorreu nos contratos firmados durante a pandemia de Covid-19 em 2020; prefeitura nega acusações

Matheus Herbert

Publicado em 21/07/2021 às 13:32

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Policiais federais durante operação Covil-19 que investiga desvio de recurso de hospital de campanha de Guarulhos / /Divulgação/PF

Na manhã desta quarta-feira (21) a Polícia Federal (PF) deflagrou duas operações de combate à corrupção e desvio de recursos públicos em Guarulhos. Segundo as investigações, uma das irregularidades ocorreu nos contratos firmados durante a pandemia de Covid-19 em 2020.

As investigações da operação Covil-19 começaram após identificação pelo Tribunal de Contas da União (TCU) de suspeitas de irregularidades na contratação com dispensa de licitação, de empresas privadas e organização social para a prestação de serviços diversos, relacionados ao hospital de campanha instalado no município de Guarulhos, em março do ano passado.

O valor dessas contratações é de mais de R$ 53 milhões e incluíram a montagem da estrutura do hospital de campanha, fornecimento de serviços médicos, alimentação, locação de equipamentos, unidades móveis e transporte, dentre outros. O texto conta com informações do “G1”.

De acordo com a PF, grande parte do valor do contrato foi repassada para uma microempresa sediada em Minas Gerais, que não teria condições econômicas para arcar com o contratado.

Já a operação Florença, que também foi desencadeada nesta manhã, é a segunda fase da operação Veneza, e investiga fraudes na compra de máscaras pela Prefeitura de Guarulhos, com utilização de recursos federais destinados ao combate à pandemia.

Foram expedidos 23 mandados de busca e apreensão pela Justiça Federal em Guarulhos, sendo 21 pela 6ª Vara Federal de Guarulhos e 2 pela 5ª Vara Federal de Guarulhos.

Os crimes apurados nas duas operações são os de fraude ao caráter competitivo da licitação, de dispensa irregular e fraude, associação criminosa, corrupção, peculato e lavagem de dinheiro.

Em nota enviada ao “G1”, a Prefeitura de Guarulhos, disse que está à disposição para esclarecer os fatos e que cumpriu a legislação durante a contratação das empresas.

“A Secretaria Municipal de Saúde acompanha a operação da PF, colocando-se à disposição para todos esclarecimentos necessários. Informa ainda que todos contratos firmados no início da pandemia seguiram a legislação vigente e sempre tiveram como objetivo a preservação de vidas. Somente no hospital de campanha, mais de 100 mil pessoas passaram pelos mais diversos tipos de atendimento, desde exames laboratoriais e de alta complexidade, até internações, inclusive em UTIs, durante os mais de 6 meses em que se manteve em operação. Caso qualquer irregularidade seja identificada, o Município é parte interessada, até mesmo para que o erário público seja ressarcido.”

 

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Vagas para estudantes

Prefeitura de Itapevi abre seleção para estágio; confira vagas e salários

Processo seletivo é organizado pelo Centro de Integração Empresa Escola; ao todo, serão 61 vagas disponíveis

IMUNIZAÇÃO

Taboão da Serra inicia vacinação contra a gripe; veja unidades

Campanha é voltada para imunização dos grupos prioritários em Taboão da Serra, na Grande SP

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter