últimas notícias
A meta para a grande maioria das cidades era imunizar 95% da população infantil
A meta para a grande maioria das cidades era imunizar 95% da população infantil
Foto: Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

Taboão da Serra inicia campanha de multivacinação para crianças e adolescentes

A prefeitura de Taboão da Serra lançou uma campanha de vacinação para crianças e adolescentes até dia 28 de outubro

A Prefeitura de Taboão da Serra iniciou uma campanha multivacinação para crianças e adolescentes de 0 a 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias), que segue até dia 28 de outubro. A Campanha Nacional tem por objetivo atualizar a caderneta de vacinação desse público. A ação acontece nas 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, de segunda a sexta-feira, exceto feriado e ponto facultativo, das 7h às 17h. No sábado, 16/10,acontece o Dia “V” em todas as UBSs das 8h às 16h.

Para participar da campanha, crianças e adolescentes devem comparecer na unidade acompanhado dos pais ou responsáveis, munidos da carteira de vacinação e cartão do SUS.

O prefeito Aprígio destacou o quanto a vacinação é essencial para evitar doenças e agravos. “Neste período de pandemia vemos o quanto as vacinas são importantes para o controle e erradicação de doenças. É essencial que os pais e responsáveis por menores de 15 anos de Taboão da Serra levam a criança ou o adolescente até a UBS para atualizar a carteirinha de vacinação. Vacinas salvam vidas. É dever do Estado vacinar e um direito de todo cidadão ser vacinado no SUS (Sistema Único de Saúde)”, comentou.

Segundo o Secretário de Saúde, José Alberto Tarifa o SUS disponibiliza 18 tipos de vacinas para os jovens. “Através do Plano Nacional de Imunização, são disponibilizados 18 tipos de imunizantes para crianças e adolescentes. Cada imunizante possui um esquema vacinal diferenciado e as vacinas estão disponíveis em todas as UBSs o ano todo, mas nem sempre as famílias se lembram de levar os jovens para serem vacinados”, disse. “Por isto, neste período de campanha, reforçamos a necessidade de completar os esquemas vacinais ou atualizar a carteira de vacinação. Só assim evitaremos a ocorrência de surtos, hospitalizações, sequelas e até óbitos de doenças para as quais já existe vacina”, reforçou.

Vacinas

Dentre as vacinas que estão disponíveis nos postos na campanha estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Para a atualização da caderneta de adolescentes estão disponíveis as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

Serviço

Campanha de Multivacinação – até 28/10
Publico-alvo: Menores de 15 anos

Dia “V” – 16/10, das 8h às 16h

Galeria de Fotos

Comentários

Tops da Gazeta