últimas notícias
DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Foto: | PMEA

Embu das Artes recebe exposição ‘130 Anos da Imigração Ucraniana no Brasil’

A exposição acontecerá do dia 8 a 19 de dezembro no Centro Cultural Mestre Assis do Embu

A exposição “130 anos da Imigração Ucraniana no Brasil” acontece em Embu das Artes de 8 a 19 de dezembro no Centro Cultural Mestre Assis do Embu e irá mostrar ao público a tradicional e histórica cultura ucraniana. O evento gratuito é uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura com o Consulado da Ucrânia de São Paulo.

Completando neste ano 130 anos de imigração, os primeiros ucranianos chegaram ao Brasil em 1891 e se estabeleceram inicialmente nos municípios de Palmeira e Mallet. A onda imigratória desse povo se fixou principalmente no centro-sul do Paraná (estado onde está 80% da sua comunidade) e no norte de Santa Catarina. No total, existem no País cerca de 600 mil descendentes. 

A foto de destaque da matéria é da nova Igreja da Santíssima Trindade, construída ao lado da antiga edificação, que reproduz a arquitetura típica dos templos ucranianos. Está localizada em Colônia Marcelino, no município de São José dos Pinhais, no estado do Paraná.

A Ucrânia, com capital situada na cidade de Kiev, é o segundo maior país do continente europeu, ficando atrás somente da Rússia, e possui uma população estimada de 45.708.081 habitantes. Em 1920, seu território passou a ser controlado pelos comunistas e foi um dos principais países da extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Sua independência nacional foi proclamada em 1990.

SERVIÇO

130 Anos da Imigração Ucraniana no Brasil
Centro Cultural Mestre Assis do Embu – Largo 21 de Abril, 29, Centro, Embu das Artes
De 8 a 19 de dezembro
Horários: de segunda a sexta (9h às 19h) e fins de semana (das 9h às 17h)
Abertura: 08/12, às 19h

Gratuito

 

Comentários

Tops da Gazeta