últimas notícias
Praça Nicola Vivilechio, na região central, é um dos pontos turísticos de Taboão da Serra; município foi emancipado em 1959
Praça Nicola Vivilechio, na região central, é um dos pontos turísticos de Taboão da Serra; município foi emancipado em 1959
Foto: Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

Taboão da Serra comemora 60 anos de história

CRESCIMENTO. Cidade conta com a maior densidade demográfica do País: são cerca de 13,902 mil moradores por km²

A cidade de Taboão da Serra comemora 60 anos de emancipação política-administrativa nesta terça-feira, dia 19 de fevereiro. O município foi emancipado em 1959, ganhou importância no cenário nacional em pouco tempo e hoje é uma das 100 maiores cidades brasileiras e figura entre as 25 mais ricas do estado de São Paulo. Além disso, a cidade é considerada pelo IBGE como o município com a maior densidade demográfica do País, são cerca de 13,902 mil moradores por km².

O rápido crescimento também trouxe novos desafios para os prefeitos, como por exemplo fazer com que a cidade se desenvolva dentro de uma pequena área territorial. O município que faz divisa com a Capital e Embu das Artes foi considerada pelo terceiro ano consecutivo a cidade com a maior densidade demográfica do País,

De acordo com o último balanço do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Taboão tem cerca de 285 mil habitantes vivendo em uma área de apenas 20,5 km², ou seja cerca de 13,902 mil moradores por km². O índice de Taboão da Serra chega perto até mesmo de megacidades, como Tóquio, onde mora quase de 14 mil pessoas por km², e é maior do que o de Nova Iorque, por exemplo, onde a densidade demográfica é de 10,9 mil habitantes por km².

"Esse adensamento gera problemas em uma cidade, como por exemplo o de trânsito. É um grande desafio. A nossa malha viária sofre com isso e é a mesma desde o início, é muito difícil conseguir desenvolver em um espaço curto. Além da malha viária, a quantidade de serviços que é preciso colocar para toda essa população é muito maior. O que deixa a situação ainda mais delicada é que Taboão ainda recebe moradores de outras cidades da região", disse o prefeito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes (PSDB) em entrevista exclusiva à Gazeta.

"É preciso melhorar o nosso trânsito, porque ele é muito caótico. De qualquer forma Taboão é uma cidade muito boa para se morar, eu sou muito grato a essa cidade. Vivo aqui há mais de 20 anos", disse o taxista Edvaldo Barreto, de 58 anos.

Nos últimos oito anos, a população cresceu cerca de 16,8% em Taboão da Serra, boa parte por conta da chegada de grandes empreendimentos habitacionais e também o anúncio de empresas. Em 2010, a população na cidade era de cerca de 245 mil habitantes. O número de eleitores já ultrapassa os 200 mil.

"Tentamos melhorar a situação da malha investindo em sinalização, pelo menos deu uma amenizada. Agora melhorar o trânsito de forma total é muito complicado. Hoje, todos aqui têm carro, só o Metrô e o transporte público para melhorar isso", complementou o prefeito
Fernandes.

"Comprei minha casa própria aqui em Taboão da Serra e gosto muito dessa cidade. Na minha opinião, precisam investir no transporte municipal e também na saúde", disse a dona de casa, Nathalia Martins, de 58 anos, e que mora há mais de 35 anos no Parque Marabá.

"Eu sou apaixonado por Taboão da Serra, amo a minha cidade. Eu escrevi a minha história praticamente aqui em Taboão, eu vivo nessa cidade desde 1978. Eu tenho uma história. Pode ser alguém que tenha tido uma vivência na cidade igual a minha, mas com certeza maior que a minha não. Há 40 anos eu era médico aqui, depois cresci na vida pública e estou no meu quinto mandato. É uma história muito consistente com Taboão", complementou o prefeito Fernando Fernandes.

"Desejo prosperidade e felicidade para a nossa cidade. O gostoso da vida é ser feliz e felicidade é algo relativo, depende muito de você. Se você colocar a felicidade muito distante, com certeza você vai ser infeliz a vida inteira, mas se você saber valorizar todas as vitórias desde as mínimas até as maiores, tudo fica melhor. Eu sou otimista a Taboão da Serra, essa cidade só tem a crescer e melhorar. É um município próspero e nesses próximos dois anos os moradores podem continuar esperando muito trabalho e gestão com responsabilidade. Eu tenho muito compromisso com as minhas obrigações e deveres", finalizou o chefe do executivo.

Em comemoração ao aniversário da cidade, a Prefeitura de Taboão da Serra montou uma programação especial que vai até o dia 23. A programação pode ser acessada pelo site ts.sp.gov.br.
(Matheus Herbert)

Tops da Gazeta