últimas notícias
Atendimento é prestado dentro de uma carreta que está estacionada no pátio da prefeitura de Itapecerica
Atendimento é prestado dentro de uma carreta que está estacionada no pátio da prefeitura de Itapecerica
Foto: Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

Programa realiza mamografias gratuitas em Itapecerica

O atendimento acontece no mesmo dia, porém é necessário retirar uma senha; serviço gratuito segue até o dia 9 de maio

Até o dia 9 de maio, mulheres de Itapecerica da Serra poderão realizar um exame de mamografia gratuito. Os serviços estão sendo prestados através do programa estadual "Mulheres de Peito", dentro de uma carreta estacionada no pátio da prefeitura. O objetivo da ação é reforçar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

O atendimento acontece no mesmo dia, porém para realizar o exame é necessário retirar uma senha. De segunda a sexta-feira são distribuídas 50 senhas, a partir das 9h.

Aos sábado são 25 senhas, que são destruídas das 9h às 13h

Podem fazer o exame mulheres acima de 50 anos, portando RG e cartão SUS. Pacientes de 35 a 49 anos também podem receber atendimento, desde que tenham em mãos o encaminhamento médico, RG e Cartão SUS.

"Essa parceria é muito importante para propiciarmos esse importante exame preventivo às nossas munícipes. Com a carreta poderemos atender cerca de 600 mulheres", diz o prefeito de Itapecerica da Serra Jorge Costa.

Programa.

O programa estadual "Mulheres de Peito" tem como foco o combate ao câncer de mama. O objetivo é conscientizar as mulheres sobre os riscos da doença, assim como facilitar o acesso aos exames preventivos.

Todo o atendimento é feito numa carreta móvel com estrutura para o acolhimento e a realização dos exames e conta com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, enfermeiros, auxiliares administrativos além de um médico ultrassonografista.

O câncer de mama é o que mais atinge a população feminina no Brasil.
(MH)

Tops da Gazeta