últimas notícias
Atualmente, são atendidos 140 alunos que foram divididos em 7 turmas; cada turma conta com 20 alunos
Atualmente, são atendidos 140 alunos que foram divididos em 7 turmas; cada turma conta com 20 alunos
Foto: Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

Espera por curso de inglês tem mais de 700 jovens

ITAPECERICA. 'Programa Cidadão Bilíngue' oferece curso de inglês gratuito dentro de contêiner na região central da cidade

Mais de 700 jovens aguardam uma oportunidade para participarem do 'Programa Cidadão Bilíngue' em Itapecerica da Serra. Os interessados acreditam que com a qualificação vão conseguir uma oportunidade de emprego, em um dos ramos que mais tem crescido nos últimos anos, o Turismo. De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês), o segmento cresceu este ano cerca de 4% no País em relação ao ano passado.

No começo deste mês, a administração implantou na cidade o 'Programa Cidadão Bilíngue' que tem como objetivo oferecer o curso profissionalizante. As aulas acontecem dentro de um contêiner sustentável instalado na Praça da Fonte, na região central. Ao todo serão três meses de aula, de segunda a sexta-feira, totalizando 100 horas de curso.

Atualmente, são atendidos 140 alunos que foram divididos em sete turmas. Cada turma conta com 20
estudantes.

"Tem sido algo maravilhoso e muito importante na minha vida. O professor é ótimo e o curso tem sido desafiador, principalmente pela altíssima qualidade das aulas. Estou desempregada e acredito que com o curso posso voltar ao mercado, seja em uma rede de hotel, agência de viagem ou algum outro ramo do turismo", disse a estudante Jeniffer Santana, de 22 anos.

Os interessados em participar do programa devem se inscrever no site da Prefeitura de Itapecerica da Serra, no link itapecerica.sp.gov.br. Após a inscrição, o candidato deve aguardar ser convocado por uma comissão composta por professores do 'Programa Cidadão Bilíngue'.

"O nosso foco é o mercado de trabalho e principalmente nas áreas que o turismo abraça. É um projeto de muita qualidade oferecido gratuitamente. O objetivo é que o nosso aluno saia e consiga se comunicar de forma fluente no inglês, ou seja, ele pode sair daqui e trabalhar tranquilamente em um aeroporto, por exemplo", disse à Gazeta, um dos professores do programa, Daniel Matos.

Ainda de acordo com Matos, "não esperávamos um resultado tão positivo. Estamos muito felizes e se sentindo desafiados, por conta da grande demanda", finalizou Daniel.

Programa.

Inovador, com alta tecnologia, e idealizado pela empresa Twin Peaks Language School, o 'Programa Cidadão Bilíngue' tem por objetivo capacitar um total de 500 alunos, de baixa renda, dentro de um ano.

O conteúdo programático do Programa tem foco na comunicação (ouvir e falar em uma variedade de situações do dia a dia profissional). "Capacitar o jovem com o inglês é essencial para o mercado de trabalho", disse Fernando Pinto, CEO da Twin Peaks Language School.

Além das aulas totalmente gratuitas, em tablet e lousa interativa, os alunos receberam livros didáticos e um kit ecológico contendo caderno, lápis e caneta.

O material didático visa atender as necessidades profissionais de setores como turismo e transporte, bares e restaurantes, comércio, hotéis e segurança, serviços de saúde e terceiro setor.
(Matheus Herbert)

Tops da Gazeta