Linha 20-Rosa do Metrô: Tarcísio anuncia pátio de linha que ligará ABC à Capital

Governador de SP também destacou que construção do novo ramal metroviário começará pelo ABC Paulista

Área do metrô corresponde a 24% do atual terreno

Área do metrô corresponde a 24% do atual terreno | Divulgação/Governo de SP

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou nesta sexta-feira (15/5) a construção de um pátio da futura Linha 20-Rosa do Metrô no terreno da antiga fábrica da Ford, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Continua após a publicidade

O espaço é de propriedade da empresa logística Prologis, que aceitou ceder parte do espaço para o Metrô após a companhia elaborar uma proposta técnica para manter empreendimentos públicos e privados no local.

“Teremos o pátio e o investimento privado, que é muito importante para a região e, especialmente, para São Bernardo. Era uma questão de compatibilização de engenharia e compartilhamento de acessos”, disse o governador.

 

Tarcísio também destacou que a construção do novo ramal metroviário começará pelo ABC.

Continua após a publicidade

“É importante começar pelo ABC, para conectar o quanto antes a população do ABC ao sistema metroferroviário. E, para iniciar por aqui, precisávamos do pátio. Esta é uma linha integradora, conectada a outros nove trechos”, disse.

O pátio será construído na área inicialmente prevista, compartilhando com o empreendimento logístico o acesso para a rua Fernão Dias Paes Leme, que faz ligação com a rodovia Anchieta.

O modelo evitará o deslocamento da estrutura metroferroviária e permite a manutenção do traçado planejado para a nova linha.

Continua após a publicidade

A área necessária para o pátio do Metrô é de aproximadamente 228 mil m², que corresponde a 24% de terreno total da antiga fábrica da Ford, com mais de 948 mil m², preservando a maior parte da área para a Prologis.

Linha 20-Rosa

Segundo o projeto atual, a Linha 20-Rosa terá 31,1 quilômetros de extensão operacional e 24 estações. O projeto inclui ainda dois pátios com uma frota estimada de 50 trens.

O traçado vai entregar uma ligação direta entre a capital e o ABC. Ainda não há previsão para inauguração do sistema.