Tarcísio confirma abertura de 6 estações da Linha 6-Laranja ainda em junho

Primeiro trecho do novo ramal deve começar a operar no fim do mês entre João Paulo I e Perdizes, segundo o governador

Trens da Linha 6-Laranja foram fabricados pela Alstom, no Vale do Paraíba

Parte da linha deve ser inaugurada até o fim deste mês - Pablo Jacob/Governo de SP

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) confirmou nesta segunda-feira (1º/6) que seis estações da Linha 6-Laranja do Metrô serão inauguradas até o fim de junho.

Continua após a publicidade

A abertura marcará o início da operação do novo ramal que vai ligar a Brasilândia, na zona norte, à região central de São Paulo.

O anúncio foi feito durante entrevista ao programa “Pânico”, da Jovem Pan. Segundo o governador, a primeira etapa da linha será entregue entre as estações João Paulo I, na região da Freguesia do Ó, e Perdizes, na zona oeste da capital.

“Em final de junho a gente entrega a primeira parte da linha 6 do metrô”, afirmou Tarcísio.

Continua após a publicidade

Quais estações devem abrir na primeira fase

Se o cronograma for mantido, seis estações entrarão em operação ainda neste mês. As paradas previstas para a primeira fase são:

  • João Paulo I
  • Freguesia do Ó
  • Santa Marina
  • Água Branca
  • Sesc Pompeia
  • Perdizes

A Linha 6-Laranja terá 15 estações e foi projetada para conectar a Brasilândia, na zona norte, ao bairro da Liberdade, na região central da capital paulista.

Operação será ampliada até o fim do ano

Durante a entrevista, Tarcísio afirmou que a operação da linha deverá avançar nos próximos meses.

Continua após a publicidade

Segundo ele, até o fim deste ano o trecho entre Brasilândia e Perdizes deverá entrar em funcionamento. Já a entrega completa do ramal está prevista para 2027.

A única exceção é a estação 14 Bis, na Bela Vista, na região central, que teve o cronograma impactado por descobertas arqueológicas durante as escavações e segue sem data definida para inauguração.

Obras avançam e testes continuam

Em nota divulgada no dia 19 de maio, o Governo de São Paulo informou que as obras da Linha 6-Laranja seguem em estágio avançado.

Continua após a publicidade

De acordo com a gestão estadual, as estações Santa Marina e Água Branca já atingiram cerca de 90% de execução.

Além disso, até o início de maio, os trens haviam percorrido aproximadamente 3 mil quilômetros em mais de 1.200 horas de testes operacionais.

Procurada pela reportagem, a concessionária Linha Uni, responsável pela construção e futura operação da Linha 6-Laranja, não respondeu ao pedido de posicionamento até a publicação desta reportagem.