Mesmo antes do fim do feriado de Carnaval, o fluxo de veículos no sentido da Capital já aumenta nas rodovias que ligam o litoral paulista a São Paulo nesta terça-feira (17/2).
A volta antecipada de parte dos foliões provoca lentidão em trechos das principais vias que conectam a Baixada Santista à capital paulista, com registro de congestionamentos ainda durante a manhã.
De acordo com a última atualização do boletim de trânsito da Ecovias Imigrantes, concessionária responsável pelo trecho, a rodovia segue em Operação 5×5.
Pontos de lentidão
A Rodovia dos Imigrantes (SP-160) é o trecho mais crítico no momento, com lentidão do km 58 ao km 44 (sentido São Paulo) devido ao excesso de veículos na subida da serra.
Já a Rodovia Anchieta (SP-150) conta com tráfego lento do km 44 ao km 40, também no sentido de São Paulo.
A Interligação Planalto está interditada nos dois sentidos, devido à baixa visibilidade causada pela neblina.
Sistema Anchieta-Imigrantes
Segundo estimativa da concessionária, foi esperado entre 290 mil e 446 mil veículos em direção ao litoral entre os dias 13 e 18 de fevereiro, durante o feriado de Carnaval.
Em nota, a SAI afirmou que irá reforçar o efetivo operacional e implantar operações especiais de tráfego.
No retorno do feriado, o tráfego em direção à Capital deve se intensificar a partir de segunda-feira (16/1), quando está prevista a adoção da Operação Subida (2×8), entre 15h e 22h.
Na terça-feira (17/2), a operação deve ocorrer das 9h às 23h. Durante a Operação Subida, os usuários poderão subir a serra pelas pistas Norte e Sul da rodovia dos Imigrantes e pela pista Norte da Via Anchieta. A descida será realizada exclusivamente pela pista Sul da Via Anchieta.
