Semáforos instalados em trecho da Régis Bittencourt devem ser desligados; entenda mudanças

Atuais cruzamentos na avenida Aprígio Bezerra da Silva, implantados pela gestão anterior, serão fechados para um estudo e discussão com a população de Taboão da Serra

Primeiro sistema semafórico de Taboão da Serra na avenida Aprígio Bezerra da Silva entrou em operação em junho do ano passado

Primeiro sistema semafórico de Taboão da Serra na avenida Aprígio Bezerra da Silva entrou em operação em junho do ano passado | Caio Francelino/PMTS

A Prefeitura de Taboão da Serra pretende fazer intervenções para melhorar o trânsito na cidade da Grande São Paulo. 

Continua após a publicidade

O atual prefeito, Engenheiro Daniel (União Brasil), disse que realizará um estudo com os semáforos da avenida Aprígio Bezerra da Silva, antiga Régis Bittencourt.

Durante a entrega de 20 novos ônibus para o transporte público de Taboão da Serra, o prefeito Engenheiro Daniel concedeu uma entrevista coletiva no final do evento e falou sobre mobilidade urbana da cidade. 

Continua após a publicidade

Os atuais cruzamentos na avenida, implantados pela gestão anterior, serão fechados para um estudo e discussão com a população local.

Segundo o chefe do Executivo, apenas dois serão mantidos, o do Shopping Taboão e a ligação do São Judas, já na divisa com Embu das Artes, também na Grande São Paulo. 

Continua após a publicidade

Desligamento dos semáforos na avenida

A atual gestão pretende desligar os semáforos na segunda quinzena de março deste ano para entender como o trânsito irá fluir com as mudanças.

Daniel lembrou que a municipalização da Régis Bittencourt foi uma das maiores discussões dos últimos meses em Taboão da Serra e dominou as campanhas eleitorais.

Continua após a publicidade

“Nós assumimos com alguns compromissos e agora a gente quer colocar em prática. O que nós assumimos? Que a primeira coisa que nós faremos é um estudo e apresentaremos um novo modelo de projeto para a população. Vamos discutir com a população”, disse na coletiva.

O prefeito questionou se a grande quantidade de semáforos e cruzamentos, sete no total, são realmente necessários.

 “A gente está criando alguns estudos para que possamos ir, no máximo em dois meses, fazer o primeiro teste na cidade. Lembrando que será um teste. Qual que é a minha ideia hoje? Manter apenas dois semáforos na Régis Bittencourt, manter o do Shopping Taboão e o último do São Judas, que fica ali próximo ao cemitério [Valle dos Reis]”.

Continua após a publicidade

A intenção logo no início dos estudos não é retirar os demais faróis, apenas desligar e colocar no período de teste. 

“Ficou bom, a população aprovou, os profissionais do transporte público aprovaram, Uber, táxi, motorista de ônibus? Se melhorou para todo mundo, bacana, vamos seguir. Caso contrário, a gente faz novos estudos e vai apresentando a população até a gente chegar ao ideal dentro da nossa realidade. Porém, o meu maior sonho ainda é devolver a Régis Bittencourt [para o Governo Federal]”.

Continua após a publicidade

Segundo Daniel Bogalho, a questão não é política ou de crítica a gestão de Aprígio, mas sim o custo do município manter a avenida em condições perfeitas para a circulação de veículos. 

Municipalização do trecho que corta Taboão da Serra 

O trecho da rodovia Régis Bittencourt, que corta Taboão da Serra e tem cerca de 6,5 quilômetros, foi municipalizado em fevereiro do ano passado pelo Governo Federal e era administrado pela concessionária Arteris.

Continua após a publicidade

O governo anterior realizou diversas obras interligando as duas extremidades da cidade para facilitar a mobilidade, mas causou transtorno com congestionamentos devido aos semáforos instalados.

O texto conta com informações do “Portal O Taboanense”.