Entre em nosso grupo
2
Teste permitirá a detecção de Covid-19 em menos de duas horas e poderá ser fornecido a países vizinhos
20/05/2020 às 10:50
Continua depois da publicidade
Presidente da Argentina, Alberto Fernández, apresentou os testes à imprensa do país em um evento na Casa Rosada | /Esteban Collazo/Governo da Argentina
Um novo teste rápido para a detecção do novo coronavírus está sendo desenvolvido por cientistas argentinos. O estudo recebeu o interesse de outros países, segundo o governo argentino. O teste é denominado como Neokit Covid-19 e poderá detectar a presença do vírus em menos de duas horas.
Continua depois da publicidade
"É uma técnica simples, barata e prontamente disponível", afirmou o epidemiologista Santiago Werbajh na Fundação Pablo Cassara, onde o teste foi desenvolvido, à agência de notícias Reuters.
"O custo é baixo, aproximadamente US$ 8, a coisa simples é por causa do tempo e do manuseio, que pode ser em base ambulatorial para testagem em massa, e a disponibilidade será maior do que com as técnicas atuais", informou Werbajh.
O teste poderá ser fornecido a outros países. "Estamos dispostos a fornecer não apenas a países vizinhos, mas a outros. Na verdade, já houve contato com embaixadas estrangeiras interessadas em acessar o kit", disse o ministro argentino de Ciência, Tecnologia e Inovação, Roberto Salvarezza.
Continua depois da publicidade
Até esta quarta-feira (20), a Argentina tinha registrado 8.809 casos confirmados de Covid-19 e 393 mortes pela doença.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade