A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 02 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

EUA determinam fechamento do consulado chinês em Houston

Autoridades chinesas classificaram a medida como ‘provocação política’; governo norte-americano pretende ‘proteger a propriedade intelectual’ e as informações dos cidadãos

22/07/2020 às 15:01

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Os Estados Unidos determinaram o fechamento do consulado 
da China em Houston, no Texas, nesta quarta-feira (22)

Os Estados Unidos determinaram o fechamento do consulado da China em Houston, no Texas, nesta quarta-feira (22) | /DAVID J. PHILLIP/ASSOCIATED PRESS

Os Estados Unidos determinaram o fechamento do consulado da China em Houston, no Texas, nesta quarta-feira (22). De acordo com o Departamento de Estado americano, o fechamento visa “proteger a propriedade intelectual americana e as informações privadas dos americanos”. Em resposta, a China qualificou a medida como provocação política e afirmou que retaliará a decisão.

Continua depois da publicidade

A China tem 72 horas para fechar o local. “Ordenamos o fechamento do consulado da República Popular da China em Houston para proteger a propriedade intelectual americana e a informação privada dos cidadãos”, informou a porta-voz Morgan Ortagus, durante visita do secretário de Estado americano, Mike Pompeo, a Copenhague.

Segundo a porta-voz, “a China se envolve há anos em operações ilegais de espionagem nos Estados Unidos contra funcionários do governo dos EUA e cidadãos americanos”.

A decisão de fechar o consulado ocorre em meio a tensões travadas pela pandemia da Covid-19. Há alguns dias, os Estados Unidos acusaram hackers chineses de tentarem roubar estudos sobre a vacina contra a doença.

Continua depois da publicidade

“Os Estados Unidos não vão tolerar qualquer violação da nossa soberania nem intimidação do nosso povo por parte da China, como tampouco toleramos as práticas comerciais injustas, o roubo dos empregos americanos e outros comportamentos. O presidente Trump insiste na justiça e na reciprocidade em nossas relações”, completou Ortagus.

Consulados da China

A China possui cinco consulados nos Estados Unidos: em Chicago, Houston, Los Angeles, Nova Iorque, São Francisco e a embaixada em Washington.

Continua depois da publicidade

De acordo com jornais de Houston, alguns bombeiros foram ao edifício do consulado chinês porque documentos estavam sendo queimados. Em uma rede social, a polícia local afirmou que havia fumaça, mas não houve uma autorização para entrar no consulado.

Reação

As autoridades chinesas classificaram a decisão de “provocação política”. “É uma provocação política que viola gravemente o direito internacional”, disse o porta-voz da diplomacia chinesa, Wang Wenbin.

Continua depois da publicidade

“Por algum tempo, o governo dos EUA vem transferindo a culpa para a China com estigmatização e ataques injustificados contra o sistema social da China, assediando funcionários diplomáticos e consulares chineses, intimidando e interrogando estudantes chineses e confiscando seus dispositivos elétricos pessoais, até mesmo detendo-os sem causa”, completou o porta-voz.

Para a agência de notícias “Reuters”, um dos motivos para o fechamento do consulado chinês é o fechamento do consulado americano em Wuhan, cidade que foi o epicentro da Covid-19 no início da pandemia.

Os Estados Unidos ainda possuem consolados em Chengdu, Guangzhou, Houng Kong, Shenyang e Xangai, além da embaixada em Pequim.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados