A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 02 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

EUA, Canadá e Reino Unido acusam Rússia de tentar roubar pesquisa de vacina contra Covid-19

Centro de Cyber Segurança do Reino Unido informou que os ataques são contínuos, mas com diferentes técnicas, incluindo mensagens enganosas aos usuários e invasão por programas no computador de terceiros

16/07/2020 às 15:04

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O comunicado atribui os ataques ao grupo APT29, também conhecido como "Cozy Bear" (urso confortável em português)

O comunicado atribui os ataques ao grupo APT29, também conhecido como "Cozy Bear" (urso confortável em português) | /YVES HERMAN/EBC/AB

Nesta quinta-feira (16), o Centro de Cyber Segurança do Reino Unido emitiu um comunicado afirmando que hackers com apoio do governo da Rússia estão tentando roubar pesquisa de vacina contra a Covid-19 de universidades e farmacêuticas de outros países.

Continua depois da publicidade

O comunicado atribui uma declaração conjunta de três países: Reino Unido, Estados Unidos e Canadá, atribuindo os ataques ao grupo APT29, também conhecido como “Cozy Bear” (urso confortável em português).

"Nós condenamos esses ataques desprezíveis contra aqueles que fazem um trabalho vital para combater a pandemia de coronavírus", destacou Paul Chichester, diretor do Centro Britânico de Cyber Segurança (NCSC, na sigla em inglês).

É inaceitável que a inteligência russa tenha como alvo o trabalho contra o vírus, segundo o ministro de Relações Exteriores, Dominic Raab. "Enquanto outros perseguem seus interesses egoístas com comportamento imprudente, o Reino Unido e seus aliados trabalham duramente para encontrar uma vacina e proteger a saúde global", afirmou o diretor.

Continua depois da publicidade

“O país vai buscar a responsabilização dos culpados”, completou Chichester.

Leia mais:

O centro também informou que os ataques são contínuos, mas com diferentes técnicas, incluindo mensagens enganosas aos usuários e invasão por programas no computador de terceiros.

Continua depois da publicidade

"O ATP29 provavelmente vai continuar a ter como alvo as organizações envolvidas no desenvolvimento e pesquisa de uma vacina contra a Covid-19, porque eles buscam questões de inteligência ligadas à pandemia", diz o comunicado do NCSC.

O grupo acusado também é suspeito de ter hackeado o Partido Democrata nas eleições de 2016.

Vacina da Rússia

Continua depois da publicidade

Na última quarta-feira (15), a Rússia anunciou que concluiu os primeiros testes de uma vacina contra Covid-19 em humanos. A expectativa é que a distribuição ocorra entre agosto e setembro deste ano.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados